A imagem mostra momentos da capacitação de Primeiros Socorros

Curso de Enfermagem promove capacitação de Primeiros Socorros

A capacitação de Primeiros Socorros foi oferecida aos alunos de todos os cursos da UniMAX em Indaiatuba. O treinamento foi passado por alunos membros da Liga Acadêmica de Enfermagem em Urgência e Emergência. Participaram da capacitação 40 alunos dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Psicologia, Pedagogia, Farmácia, Medicina, Engenharia de Produção, Recursos Humanos e Direito.

O curso de Enfermagem da UniMAX (Grupo UniEduK) realizou uma capacitação de Primeiros Socorros para toda a comunidade acadêmica. Participaram do evento 40 alunos de variados cursos e semestres, como Enfermagem, Biomedicina, Psicologia, Pedagogia, Farmácia, Medicina, Engenharia de Produção, Recursos Humanos e Direito.

Os responsáveis pela capacitação foram os alunos, que são membros da Liga Acadêmica de Enfermagem em Urgência e Emergência, Dienifer Mayara Rosa Pereira, Maria Laynne, Jessica da Silva Melo, Ana Mara de Souza Simões, Bianca Garcia Rothenberger e, Leonardo Varella Maciel.

Na oportunidade, eles abordaram:

  • Conceito de Primeiros Socorros;
  • Abordagem inicial à vítima;
  • 3S (sigla para itens de segurança);
  • Parada cardiorrespiratória (PCR);
  • Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em adulto e criança;
  • Cadeia de sobrevivência;
  • Convulsões;
  • Manobra de desengasgo;
  • Asfixia;
  • Envenenamento e intoxicação;
  • Queimaduras;
  • Kit de Primeiros Socorros.

Ações de capacitação em Primeiros Socorros como essas têm também o objetivo de instrumentalizar os alunos com  habilidades para o atendimento em situações de urgência e emergência envolvendo o cotidiano, além de favorecer a integração entre os discentes dos diversos cursos na IES”, ressalta o orientador pedagógico do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio.

A professora Fernanda Ramos, que orientou a atividade, fala sobre a importância de passar os conhecimentos sobre essa área. “Como futuros profissionais de Enfermagem, é imprescindível que os alunos estejam capacitados para realizar as primeiras intervenções em situações de emergência, além de ensinar o próximo a realizar o atendimento. Eles precisam ter conhecimento sobre como avaliar a situação, identificar as prioridades de atendimento, realizar manobras de reanimação cardiorrespiratória”, salienta.

Além disso, o conhecimento sobre esse assunto pode ser aplicado em diversas situações do dia a dia, como acidentes domésticos, em atividades esportivas, em acidentes de trânsito, entre outras situações. Portanto, é fundamental que os alunos de Enfermagem sejam capacitados em primeiros socorros para que possam atuar de forma efetiva em situações de emergência e salvar vidas”, acrescenta a docente.

A professora comenta sobre o benefício oferecido a quem recebe o treinamento. “Os Primeiros Socorros podem ser cruciais na vida de quem recebe o treinamento. Em situações de emergência, o atendimento imediato pode fazer toda a diferença no resultado final do quadro de saúde da pessoa”, afirma.

Por fim, a docente enfatiza qual a importância do tema para a sociedade. “Quando a população em geral possui conhecimentos em Primeiros Socorros, ela está mais preparada para lidar com situações de emergência que possam ocorrer no dia a dia, seja em casa, no trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar. Isso contribui para a prevenção de agravamentos do estado de saúde, minimizando as consequências de acidentes e doenças súbitas”, diz.

Além disso, a disseminação desse conhecimento pode ajudar a diminuir o número de óbitos e sequelas causados por acidentes, uma vez que,  muitas vezes o atendimento imediato é capaz de estabilizar a pessoa até a chegada do socorro especializado”, comenta. “Não espere ser um herói para salvar vidas, aprenda primeiros socorros e seja um herói todos os dias”, conclui Fernanda.

Pular para o conteúdo