Holambra, conhecida nacionalmente como a “Cidade das Flores”, ganhará um plano de recuperação de nascentes através de parceria com o governo do Estado, que garantirá ao município mais de R$ 6 milhões em investimentos voltados à agricultura e à preservação do meio ambiente.
A FAJ participou da assinatura do termo de cooperação neste sábado, 11, sendo representada pelo diretor de Unidade, Prof. Flávio Fernandes Pacetta, e pelo professor do curso de Engenharia Ambiental da instituição Geraldo Eysink, coordenador do projeto Nascentes.
Entre as melhorias previstas estão a recuperação de aproximadamente 30 quilômetros de estradas rurais e de 170 minas de água, além da construção de novas bacias de contenção na zona rural. Ações de reflorestamento e de preservação de mananciais também estão incluídas no projeto.
“Vamos avaliar a situação de cada uma das minas e propor projetos específicos para cada uma delas, garantindo, assim, o ambiente adequado para que a mina volte a germinar”, enfatizou o Prof. Eysink.
“A crise hídrica veio para ficar, por isso precisamos de medidas de emergência mas também de ações estruturais”, disse o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, durante a solenidade. Segundo ele, será necessário recuperar as matas-ciliares.
“Sem água não tem jeito, por isso temos que cuidar muito”, afirma o produtor rural Kess Schoenmaker. O projeto, que é uma parceria do município com estado e agricultores, levará anos para ser finalizado.
Durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação entre Holambra e o governo do Estado, alguns projetos apresentados pelos alunos de ensino fundamental e médio das escolas do município foram premiados e farão parte da Semana do Meio Ambiente da FAJ.
Para assistir a reportagem feita pela EPTV sobre o projeto, clique no link.
[fancygallery id="25" album="289"]