A imagem mostra os alunos durante a aula de gestão de suprimentos.

Curso de Engenharia Civil analisa gestão de suprimentos de empresa da região

Projeto da disciplina Gerenciamento de Obras propõe que os alunos desenvolvam habilidades de gestão de suprimentos na prática, utilizando casos reais de uma empresa

Ao longo da disciplina Gerenciamento de Obras, os alunos do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK desenvolvem um projeto sobre Gestão de Suprimentos. Durante as aulas, os estudantes têm o objetivo de determinar o fluxo dos fornecedores críticos de materiais e serviços de obras, desde a qualificação até a avaliação.

O diferencial dessa atividade está na metodologia PBL (Problem Based Learning), que visa promover o aprendizado com base em questões e conflitos que sejam reais e relevantes à vida profissional. Dessa forma, o projeto dos alunos do Grupo UniEduK consiste no gerenciamento das obras de uma empresa da região de Jaguariúna.

Durante o desenvolvimento do exercício, cada equipe formada pelos alunos é responsável pelo gerenciamento de uma obra e a professora Mariana Campos Bravo Thomaz atua como a alta direção da empresa. A cada aula, são aplicadas novas ferramentas para gerenciamento de obras, como o uso de matrizes organizacionais e levantamento de riscos durante a execução.

Com a finalidade de fornecer mais realidade à formação profissional dos alunos, o planejamento das obras parte de casos reais que a professora pôde acompanhar ao longo de sua via profissional.

Além de todo o apoio à empresa, os alunos também aprendem mais sobre situações do dia a dia da profissão e desenvolvem competências diversas, como negociações sindicais, acidentes ocupacionais, contratação e desmobilização de mão de obra.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

EMPREGABILIDADE

Outro dado importante do Grupo UniEduK é que mais de 90% de seus alunos conquistam um emprego em sua área de atuação até antes mesmo de concluírem a graduação. Um dos motivos é porque diversos cursos oferecem as certificações intermediárias, ou seja, ao concluir um conjunto de disciplinas, o aluno adquire habilitação parcial em um determinado assunto, podendo já atuar naquela área.

 

Confira notícias do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo