Imagem mostra pratos preparados pelos alunos do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK feitos nas aulas de Cozinha Brasileira.

Curso de Gastronomia realiza aulas práticas sobre Cozinha Brasileira

Neste semestre, alunos do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK aprenderam na prática sobre a Cozinha Brasileira, passando pelas regiões do país

Ao longo do semestre, os alunos do segundo semestre do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK participaram de diversas aulas práticas sobre a Cozinha Brasileira. Essas atividades tiveram como objetivo mostrar a origem das técnicas da culinária do país e as peculiaridades de cada região.

 

COZINHA BRASILEIRA

O docente e gestor acadêmico do curso de Gastronomia, professor Sérgio Rischiotto, ministrou uma sequência de aulas sobre a Formação Histórica da Cozinha Brasileira, abordando uma região em cada aula.

A primeira atividade foi relacionada à região nordeste. Na oportunidade, os estudantes puderam buscar informação, através de uma dinâmica de sala de aula sobre conceitos históricos e ancestrais envolvendo a formação da identidade da cozinha brasileira. O exercício envolveu insumos, técnicas e preparações características de cada região.

Além disso, o professor Sérgio comenta que os alunos executaram pratos da Região Nordeste, com muitos sabores e aromas, aliados à cultura e conceitos de cozinha regional. Dentre os pratos apresentados estavam: Moqueca Baiana, Sarapatel, Acarajé com Vatapá, Baião de Dois e Arroz de Cuxá.

Na próxima aula, foi trabalhada a região Centro-Oeste, quando os futuros chefs apresentaram os pratos: Tambaqui Assado na Folha de Bananeira, Arroz com pequi, Galinhada com pequi, Caribéu Pantaneiro, Mojica de Pintado, Caldo de Piranha, Empadão Goiano, Vaca Atolada e Arroz Boliviano;

Em outra oportunidade, o docente apresentou a cozinha da região Sudeste, preparando os pratos típicos: Feijão Tropeiro, Filét à Osvaldo Aranha, Virado à paulista, Feijoada, Torta Capixaba, Cuscuz paulista, Comida de Buteco (Mortadela, Bolovo, Bauru, Pastel, Bolinho de Bacalhau, Angu com frango / Ora pro nobis / Ovo frito), Camarão no coco, Sopa Leão Veloso e Fígado com Jiló;

Na aula da região Sul, os estudantes cozinharam Arroz Carreteiro, X-Gaúcho ou X-Tchê, Costela Assada, Espeto Corrido, Paçoca de Pinhão, Eisnbein, Rabada ao vinho com polenta, Barreado, Pierogi, Linguiça Blumenau, Tainha Assada com Farofa de Pinhão;

 

CONFEITARIA BRASILEIRA

Além das aulas sobre a cozinha brasileira, os alunos do segundo semestre do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK também participaram de aulas sobre Confeitaria Regional. Na primeira atividade, o professor Sérgio Rischiotto abordou os costumes e doces típicos da região norte do Brasil.

Nesta aula os alunos conheceram e executaram preparações doces com ingredientes como macaxeira, tapioca, caju, queijo manteiga, açaí, cupuaçu, cumaru e buriti.

 

VISTA TÉCNICA – FAZENDA ATALAIA

A fim de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas, os alunos do curso de Gastronomia realizaram uma visita técnica à Fazenda Atalaia. Na oportunidade os estudantes tiveram uma imersão em cozinha brasileira, queijos nativos e regionais e muita gastronomia caipira.

Os alunos puderam ver na prática a produção de queijos
premiados internacionalmente através do entendimento de todo o
processamento do leite. Almoçaram pratos criados por chefs e cozinheiros da
própria fazenda, fazendo relação com a cozinha brasileira. Uma verdadeira
imersão na história, na cultura e na Gastronomia regional e única!”, finaliza o professor Sérgio Rischiotto.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH) mais de 1700 aulas práticas por mês.

 

Confira notícias do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo