A imagem mostra momentos da campanha de castração do Grupo UniEduK.

Curso de Medicina Veterinária promove campanha de castração quinzenal

De 15 em 15 dias, alunos de todos os semestres do curso de Medicina Veterinária, acompanhados e orientados por professores, realizam campanha de castração de cães e gatos previamente cadastrados por seus tutores. A atividade extra acontece tanto no Hospital Veterinário da UniFAJ, em Jaguariúna, como no da UniMAX em Indaiatuba. O procedimento acontece, quinzenalmente, às quartas-feiras.

Quinzenalmente, o curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK realiza campanha de castração de cães e gatos. A ação acontece tanto no Hospital Veterinário da UniFAJ quanto no da UniMAX.

A atividade extra é disponibilizada às quartas-feiras, de 15 em 15 dias, no horário da tarde, durante todo ano, em Jaguariúna e em Indaiatuba.

Para usufruir do serviço, os tutores dos animais precisam preencher um cadastro e entram numa fila de espera. Assim que chamados, os cães e gatos passam por exames complementares. O intuito é averiguar se estão aptos a serem anestesiados e, consequentemente, passarem pela cirurgia. O procedimento tem um custo que pode ser verificado junto aos hospitais veterinários.

A importância dessa campanha para a sociedade está no controle populacional, evitando ninhadas e consequente abandono, além de prevenção de tumores nos animais. Também evita proliferação de doenças sexualmente transmissíveis entre os animais (TVT)”, explica a médica-veterinária, Stefany Fernandes, gestora de aula prática do curso de Medicina Veterinária.

Por sua vez, os alunos também precisam se inscrever para participar da campanha.

Durante o desenvolvimento das atividades, os estudantes são sempre acompanhados por docentes responsáveis. As funções desempenhadas pelos alunos, de acordo com o semestre que cursam, são:

  • Cirurgião: somente alunos dos 7º/8º e 9º/10º semestres;
  • Anestesista: somente alunos dos 7º/8º e 9º/10º semestres;
  • Auxiliar Cirurgião: somente alunos dos 5º/6º aos 9º/10º semestres;
  • Auxiliar Anestesista: 1º/2º aos 9º/10º semestres;
  • Volante: 1º/2º aos 5º/6º semestres.

É muito importante para o aluno vivenciar desde o primeiro semestre a rotina de uma campanha de castração, podendo evoluir suas funções, dentro do semestre em que está matriculado”, finaliza a médica-veterinária.

 

Como se inscrever para a campanha de castração?

Para realizar o cadastro é só acessar o link correspondente ao que se deseja.

Em Jaguariúna:

Em Indaiatuba:

Pular para o conteúdo