A imagem mostra momentos do projeto sobre cultura alimentar brasileira

Curso de Nutrição promove projeto interdisciplinar sobre Cultura Alimentar Brasileira

O objetivo do projeto sobre Cultura Alimentar Brasileira foi destacar a origem de alimentos tradicionalmente consumidos no Brasil. Para isso, os futuros nutricionistas buscaram informações na antropologia, cultura alimentar, especificidades culturais, entre outros tópicos.

Os alunos do primeiro semestre do curso de Nutrição do Grupo UniEduK desenvolveram um projeto interdisciplinar sobre Cultura Alimentar Brasileira. O tema foi trabalhado tanto pelos estudantes da UniMAX, em Indaiatuba, quanto da UniFAJ em Jaguariúna.

O objetivo foi destacar a origem de alimentos tradicionalmente consumidos no Brasil. Para isso, os futuros nutricionistas buscaram informações na antropologia, cultura alimentar, especificidades culturais, entre outros tópicos.

Com base em uma receita de família, os alunos promoveram a integração entre as disciplinas Técnica Dietética (Ana Célia Aguiar – UniMAX e Viviane Cardillo – UniFAJ) e Nutrição, Saúde e Sociedade (Guilherme Ugeda – UniMAX e Vanessa Coutinho – UniFAJ).

Sendo assim, os estudantes demonstraram técnicas dietéticas como ciência e valores simbólicos do alimento afetivo, além das tradições e as experiências humanas relacionadas às práticas alimentares e suas escolhas. Envolvera, ainda, a memória afetiva como cheiro, gosto e sistema límbico.

Além da percepção de como as disciplinas se completam, o aluno pode vivenciar a teoria na prática, aproximar a comunidade do ambiente acadêmico e despertar o olhar para a Nutrição. O projeto contou com diversas etapas como pesquisa; listagem de ingredientes; testes da receita; cálculos dos índices de rendimento dos ingredientes; entrevistas em vídeo com familiares sobre a importância da receita escolhida; elaboração e apresentação dos pratos à comunidade acadêmica e familiares, entre outras. Todas as etapas passaram por diversos critérios de avaliação, realizada pelos professores.

Pular para o conteúdo