A imagem mostra momentos da semana sobre saúde mental

Curso de Psicologia debate saúde mental na MANN+HUMMEL

O curso de Psicologia do Grupo UniEduK, em parceria com a Escola de Negócios, passou uma semana na empresa MANN+HUMMEL, em Indaiatuba, promovendo rodas de conversa sobre saúde mental

Durante uma semana, o Grupo UniEduK esteve na empresa MANN+HUMMEL, em Indaiatuba, promovendo o assunto “Saúde Mental”. A ação foi conduzida por alunos do curso de Psicologia, junto da Escola de Negócios.

A iniciativa fez parte do “Janeiro Branco”, movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.

Segundo os organizadores do movimento, seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos.

De acordo com Eduardo Alexandre De Lima Junior, da Escola de Negócios, foram realizadas, na MANN+HUMMEL, dez rodas de conversas. O evento reuniu funcionários de diversos departamentos como Vendas, Compras, Engenharias, Financeiro, Presidência, Laboratórios, RH, Qualidade, Logística e Manutenção.

Ao todo, foram mais de 100 participantes que, juntos, debateram sobre a importância de cuidar da saúde mental atualmente. Abordaram a relevância da organização da rotina para inclusão de atividades prazerosas e destacaram o amor-próprio, o autocuidado, as relações interpessoais etc.

As alunas do sétimo semestre de Psicologia da UniMAX, Gabriela Batista Toledo Pereira e Lilian Cristie de Oliveira, disseram: “Nós adoramos participar desse evento. Acreditamos que contribuiu positivamente para a nossa formação, pois pudemos perceber, na prática, a importância da flexibilidade e dinamismo na profissão do psicólogo”.

As estudantes também comentaram sobre a satisfação de ver um trabalho acadêmico ultrapassar os muros da instituição de ensino. “Foi muito gratificante ver que um trabalho produzido a partir da universidade, dentro da disciplina de Psicopatologia Geral, das professoras Carolina Porto de Almeida e Viviane Vianna de Andrade Fagundes, com algumas modificações da professora Nelize Duarte e do professor Carlos Henrique pode ser aplicado em diversos contextos e de diferentes maneiras”, falaram.

Gabriela e Lilian destacaram, ainda, como a atividade pode contribuir com suas formações. “Foi muito enriquecedor para nós observarmos como conduzir grupos de pessoas em rodas de conversa, pois acreditamos que a atividade proposta trouxe reflexão. Foi possível perceber que, durante a roda de conversa, cada participante teve uma interpretação diferente para cada imagem e isso acabou gerando interação entre eles”.

Por último, outro ponto ressaltado pelas alunas foi como os debates contribuíram com os participantes. “Eles também perceberam que cada história de vida é singular e isso faz com que cada um tenha uma forma de ver o mundo. Ademais, os próprios funcionários relataram que a atividade trouxe uma certa aproximação entre eles, pois conseguiram relatar assuntos que, no ambiente de trabalho, acabam muitas vezes não se sentindo confortáveis”, finalizaram.

Pular para o conteúdo