Dia da Árvore: Grupo UniEduK realiza plantio de 6 mil árvores em Holambra e região

Cerca de 100 alunos do curso de Medicina e voluntários farão plantio de árvores típicas da flora brasileira, no dia 21 de setembro, às 12h, em Jaguariúna

Em comemoração ao Dia da Árvore, o Grupo UniEduK anuncia o plantio de mudas arbóreas de espécies da flora brasileira, na terça-feira (21), às 12h, no Centro Clínico de Especialidades Médicas, da UniFAJ, em Jaguariúna. Dezesseis equipes do curso de Medicina estarão envolvidas na ação que já é tradição no Grupo UniEduK. 

A iniciativa reflete o posicionamento do Grupo UniEduK que, há 22 anos, realiza ações alinhadas à responsabilidade social e ambiental. Somente nos últimos dois anos, já foram plantadas mais de 6 mil árvores em toda a região de Holambra e municípios da região, o que gerou uma neutralização de 780 toneladas de gás carbônico. 

O Grupo UniEduK, por meio da Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH realiza a produção de mudas arbóreas de forma contínua, para plantios em áreas de compensação ambiental, arborização urbana e em áreas rurais. 

“Procuramos desenvolver diversas ações durante todo o ano, para ressaltar a importância das árvores para o equilíbrio da Terra não só pela realização da fotossíntese, mas por diversas outras funções que realizam, como absorção da radiação solar e do gás carbônico,  produção de oxigênio,  controle da temperatura com o aumento da umidade do ar,  redução a poluição do ar,  produção substâncias que servem de base para produtos como medicamentos e chás, frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmento, além de fonte de alimento e habitat natural de diversas espécies de animais”, explica o Diretor Pedagógico da FAAGROH, Ronan Pereira Machado.

Outro projeto desenvolvido pela FAAGROH é Carbono Zero, que prevê a neutralização da emissão do gás carbônico por meio do plantio de árvores. “O objetivo é conscientizar os alunos sobre o aquecimento global, que já está ocorrendo, e suas consequências, como a mudança climática e disponibilidade de água para futuros projetos de agronegócios”, explica Ronan. Os plantios ocorrem durante todo ano, com a participação de alunos, professores, colaboradores e poder público local.

 

Projeto Bairro Verde 

O Grupo UniEduK também está envolvido no Projeto Bairro Verde, da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba em parceria com a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), para melhorar a arborização urbana no município. Docentes e alunos FAAGROH estão dando todo o suporte técnico na coleta das sementes e na produção das mudas doadas. As espécies produzidas são nativas da flora da região e adaptadas para o plantio na área urbana.

 

UniEduK Solidário

Outra iniciativa voltada ao plantio foi realizada recentemente. Com o mote “A cada novo seguidor, uma árvore será plantada”, a campanha UniEduK Solidário, realizada durante o mês de maio, resultou no compromisso do plantio de 860 árvores, número respectivo aos novos seguidores conquistados com essa ação na página das redes sociais. Parte desse total está sendo plantada por meio da parceria com o Projeto Bairro Verde.

Pular para o conteúdo