Dia do Médico Veterinário: como é a formação desses profissionais na Região Metropolitana de Campinas (RMC)
Conheça mais sobre a importância dessa profissão e em quais áreas ele pode atuar
Nesta semana se comemora o Dia do Médico Veterinário. Esse profissional tem enorme importância na sociedade, visto que ele cuida não somente dos animais, mas do meio ambiente e das pessoas.
O médico veterinário é um profissional com capacidade de atuação em diversas áreas da saúde. E está presente em vários momentos do dia a dia da população, seja no cuidado preventivo ou pontual da saúde dos pequenos animais, como cães e gatos, e dos grandes animais, como cavalos e ruminantes, além de animais silvestres e exóticos.
É também por meio da detecção de doenças nos animais que o médico veterinário consegue prevenir ou orientar o cuidado da saúde humana. Além da atuação em diversas outras áreas, como o agronegócio, a pesquisa científica, a inspeção de alimentos de origem animal, a perícia, o ensino, entre outras.
No Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e no Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), a formação desses profissionais inclui o ensino na prática, com uma dinâmica de aprendizagem inovadora que garante, no mínimo, 50% de aulas práticas desde o primeiro dia de faculdade.
Dessa forma, o futuro profissional vivencia sua profissão no período de estudos, o que permite uma formação altamente qualificada e uma carreira promissora. Além disso, os cursos de Medicina Veterinária da UniFAJ e UniMAX são aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Os estudantes de Medicina Veterinária também contam com estruturas modernas, equipamentos dotados de tecnologias de última geração, além de professores altamente capacitados e que são referências no mercado veterinário.
Exemplos disso são os hospitais veterinários dos centros universitários, referências nas cidades de Jaguariúna, Indaiatuba e região, e que operam 24 horas por dia e 7 dias por semana com serviços de excelência no atendimento de animais, sejam eles pequenos ou grandes.
Os hospitais contam com aparelhos e exames com tecnologia avançada, incluindo um tomógrafo que possui tecnologia de ponta, disponível na UniFAJ e sendo o único com essa complexidade tecnológica na região. Além de exames como eco e eletrocardiograma, ultrassom e raio-X e exames laboratoriais de análises clínicas com diagnósticos precisos.
É nessa infraestrutura moderna que os estudantes dos cursos de Medicina Veterinária da UniFAJ e UniMAX colocam em prática tudo o que aprendem sobre a profissão. Incluindo a disponibilidade de centros cirúrgicos para a prática de cirurgias de diferentes complexidades com segurança e precisão. E pronto socorro para atender situações de urgência e emergência e ter a vivência da prática nessas situações.
Dessa maneira, saem dos centros universitários como profissionais altamente capacitados e atualizados para atuar nesse ramo profissional que é tão importante e se mantém em constante crescimento.