Dia do Profissional da Contabilidade: razões para atuar neste mercado

Cursos de Ciências Contábeis da UniFAJ e UniMAX capacitam profissionais para atuar em diversas áreas da contabilidade

Engana-se quem pensa que o profissional de Ciências Contábeis é um mero entendedor de contabilidade, números e relatórios. Muito pelo contrário. Este profissional tem uma extensa gama de áreas de atuação e é peça fundamental para manter as engrenagens da economia girando sistematicamente.

Os cursos de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) já possuem 15 anos de história e são a porta de entrada para esses profissionais no mercado de trabalho. Durante os 8 semestres de bacharelado, o estudante de Ciências Contábeis aprende sobre a atividade em seus diversos ramos de atuação, não somente na teoria, mas com a prática de atividades.

Hoje, 25 de abril, é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade e os docentes e diretores da UniFAJ e UniMAX se orgulham da transformação que os centros acadêmicos são capazes de proporcionar para quem escolhe essa profissão. “Hoje celebramos mais do que números e relatórios. Celebramos a essência da transparência, da responsabilidade e da precisão”, afirma o orientador pedagógico do curso de Ciências Contábeis da UniMAX, professor André Marinho.

A origem histórica deste dia teve início em 25 de abril de 1926, quando foi criado o Decreto nº 19.857, instituindo o ensino de Contabilidade nos cursos de Ciências Políticas e Econômicas no Brasil. “Desde então, essa data se tornou um marco para reconhecer e valorizar a importância da contabilidade no desenvolvimento econômico do país”, declara Marinho. “Neste dia, reconhecemos e valorizamos o comprometimento dos contadores em garantir a conformidade regulatória, a precisão dos relatórios e a maximização dos recursos financeiros”.

Evolução

O Dia do Profissional da Contabilidade também é uma oportunidade para refletir sobre a evolução constante desse mercado de trabalho. Em um mundo digital e globalizado, os contadores estão na vanguarda da adoção de novas tecnologias, como inteligência artificial, blockchain, criptomoedas, big data, entre outras, para aprimorar processos e oferecer insights ainda mais valiosos.

O professor Anderson Barros, gestor acadêmico do curso de Ciências Contábeis da UniFAJ, também destaca a importância do profissional de contabilidade para toda a sociedade. “O trabalho deste profissional auxilia a gestão, traz crescimento e desenvolvimento financeiro, contábil e tributário para empresas, entidades do terceiro setor e até para pessoas físicas”, diz. “Como podemos ver nessa época de declaração de imposto de renda, o contador é muito importante nesse processo de orientação e auxílio do preenchimento da declaração”.

Conheça as áreas nas quais o profissional de contabilidade pode atuar

– Contabilidade Financeira: o profissional que atua neste setor deve analisar todas as entradas e saídas de dinheiro do negócio, como faturamentos, gastos, custos, patrimônio, investimentos, entre outros.

– Contabilidade Gerencial: o profissional deste setor fornece informações úteis para a tomada de decisões estratégicas e operacionais nas organizações. Ela ajuda os gestores a definir os objetivos, as metas, as estratégias e os planos de ação da organização.

– Auditoria Contábil: este profissional verifica se todas as informações estão corretas. Ou seja, ele cruza os dados de declarações com os lançados nos sistemas financeiros, de modo a identificar eventuais erros ou mesmo fraudes.

– Consultoria Contábil: o consultor contábil auxilia as empresas na administração de tributos e obrigações acessórias, elabora demonstrações contábeis e consolida balancetes, garantindo a identificação de divergências e recomendação de melhoria nos processos.

– Controle Interno: o profissional deste setor pode atuar de maneira preventiva, detectiva ou corretiva com a finalidade de evitar a ocorrência de erros, desperdícios ou irregularidades.

– Perícia Contábil: o perito contábil é responsável pelo levantamento e avaliação de provas utilizadas em laudos ou pareceres.

– Controladoria: este profissional tem um papel fundamental na análise da saúde financeira da empresa, reunindo dados sobre cada transação, investimento, receitas e custos. Seus relatórios apontam indícios de desperdício, inadequações e, em casos críticos, revelam desvios de dinheiro.

– Planejamento Tributário: este profissional ajuda a entender quais tributos precisam ser pagos, quando e como pagar de forma que se gaste menos. O planejamento tributário é como um mapa que guia o empreendedor sobre como lidar com os impostos do seu negócio.

– Gestão de Custos: o gestor de custos gerencia a análise de variações de custos, baseado em preço, volume, expedição e faturamento, e acompanha cenário de previsão orçamentária, elabora e apresenta relatórios gerenciais, informando os custos fixos, variáveis e margem de contribuição por produto.

– Contabilidade de Finanças Públicas: este profissional se dedica ao estudo do patrimônio dos órgãos públicos, que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos da fazenda pública e o patrimônio público e suas variações.

– Autônomo de Contabilidade: é o profissional que trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício com uma empresa específica. Portanto, esse modelo de trabalho permite ao contador maior flexibilidade em termos de horários, escolha de clientes e métodos de trabalho.

– Área Acadêmica/Ensino Superior: o profissional irá lecionar disciplinas como contabilidade financeira, de custos, tributária, auditoria e legislação fiscal. O currículo da graduação em Ciências Contábeis inclui, ainda, contabilidade geral, auditoria, controladoria, finanças, legislação tributária, entre outras.

Pular para o conteúdo