Diretor do InovaEduK participa de evento em Ouro Preto

Na ocasião, o Dr. Márcio Sanches falou sobre empreendedorismo e inovação no ambiente acadêmico

Organizado por um Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o evento Vila Café edição Ouro Preto contou com a participação do Dr. Márcio Sanches, diretor de Pesquisa e Inovação do InovaEduK, hub de inovação do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba).

Durante sua participação, que aconteceu no sábado (31/08), ele destacou a importância de fomentar empreendedorismo e inovação dentro do ambiente acadêmico.

“Falar de inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico, na minha opinião, é mandatório. Porque o mundo tem mudado com uma velocidade muito grande e a forma de aprender e de se relacionar com o conhecimento, também precisa se adaptar a essa nova realidade, que é muito mais dinâmica e de acesso ágil e facilitado às grandes mentes, aos grandes pensadores e aos novos produtores de conteúdo. Isso, sem dúvidas, traz uma série de perspectivas, mas também a necessidade de ampliar o raciocínio lógico e o pensamento crítico dos alunos”, afirma Sanches.

“Investir em inovação e em empreendedorismo faz todo sentido em uma instituição de ensino, porque é um ambiente de conhecimento que cada vez mais exige que o indivíduo se adapte rapidamente às mudanças. Ou seja, ele tem que ser treinado para aprender, desaprender e reaprender constantemente. Afinal, uma verdade hoje pode ser que daqui a um ano ou talvez alguns meses já não seja mais uma verdade. Sendo assim, uma das responsabilidades do ambiente acadêmico é formar os indivíduos para esse tipo de mundo novo, onde se exige muito mais criatividade, um pouco mais de agilidade e de dinamismo e que rapidamente entregue valor para o setor produtivo”, complementa.

Sobre o evento

O Vila Café aconteceu no Anexo do Museu da Inconfidência e foi organizado pelo Grupo de Pesquisa “Da Semente à Xícara” da UFU, no campus Patos de Minas. O objetivo do evento, que já foi realizado em outras cidades mineiras, é impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região, promovendo práticas de pesquisa, sustentabilidade e inovação na produção de cafés especiais.

O encontro, que é apoiado pelo Sebrae e outras marcas, contou com dois dias focados em uma imersão no universo dos cafés. Mas, além da degustação, contou ainda com palestras inspiradoras e informações valiosas sobre essa bebida tão amada.

Além disso, proporcionou troca de conhecimento e experiências entre os participantes, estimulando networking e o compartilhamento de conhecimentos.

ESCOLHA O PORTAL QUE DESEJA ACESSAR

Selecione qual vestibular deseja fazer:

UniFAJ

UniMAX

Pular para o conteúdo