Diretores da Max Planck participam de formação nos EUA
Educadores também dialogaram sobre o desenvolvimento de programas acadêmicos desenvolvidos conjuntamente
As equipes pedagógica e administrativa da Faculdade Max Planck e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ) participaram, em julho, de um programa de formação de líderes, ministrado pela Anderson University, na cidade de Anderson, no Estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. As aulas, que aconteceram no período de 13 a 20 de julho também na Clemson University, em Clemson, e no University Center, em Greenville, incluíram ainda um benchmark – busca de melhores práticas que conduzem a desempenho superior – nas áreas Acadêmica, de Tecnologia da Informação (TI), e Recursos Humanos.
Os integrantes do grupo também visitaram importantes universidades e empresas americanas e participaram de um encontro com a reitoria da Anderson University, com a qual dialogaram sobre o desenvolvimento de programas acadêmicos em conjunto e os rumos da educação nos próximos 20 anos.
Segundo o diretor acadêmico da Faculdade Max Planck e da FAJ, José Carlos Pacheco Coimbra, a experiência contribui para o constante aprimoramento dos métodos educacionais aplicados pela instituição. “Tivemos a oportunidade de conhecer práticas de gestão e processos administrativos e acadêmicos exercidos nos Estados Unidos, o que possibilitará o aperfeiçoamento da nossa gestão junto às equipes de trabalho”, afirmou.
Essa capacitação vem de encontro com a filosofia acadêmica das duas instituições, que é permitir aos alunos vivenciar seu futuro na prática, desde o primeiro semestre. Por isso, ambas instituições promovem ações focadas em seu corpo docente. Exemplo disso é a capacitação em sistema de Metodologias Ativas, que vem sendo realizada com os professores em Indaiatuba e em Jaguariúna, e que tem como proposta, não apenas abrir-se o novo e não ter medo de arriscar, como também sensibilizar os alunos sobre uma mudança cultural, tornando-os mais independentes em relação ao seu aprendizado, de forma a fazer com que eles sejam parte ativa nesse processo. Para isso, o sistema se vale de ferramentas como solução de problemas, projetos, simulações, estudo de caso, estudo dirigido, instruções em pares, aprendizagem em times, debates e sala de aula invertida.