
Conclusão da disciplina Práticas Avançadas e Métodos Ágeis em Gestão propôs apresentação dos grupos em formato de startups
Fazer uso das metodologias ágeis no desenvolvimento de projetos inovadores. Esse foi o objetivo do projeto prático proposto pela disciplina Práticas Avançadas e Métodos Ágeis em Gestão, da área de Pós-Graduação do Grupo UniEduK. Sob orientação do professor Julio Passos, 56 alunos apresentaram seus projetos de forma on-line, com direito a análise de convidados especiais.
Mantendo o DNA do Grupo UniEduK de ensino na prática, o que era para ser uma apresentação regular de finalização de disciplina se transformou numa noite regada à inovação e impacto social. A proposta era que cada grupo se apresentasse como uma startup que tinha como missão resolver uma problemática considerando pessoas com deficiência visual. O resultado foram propostas criativas em várias áreas, todas envolvendo conceitos técnicos compartilhados ao longo do curso.
Seguindo o formato dos eventos de startups, cada grupo teve quatro minutos para apresentar a ideia, tempo rigorosamente cronometrado pelo docente. Ao final, ouviram as opiniões das especialistas convidadas: Viviane Pimenta, CEO LogSchool Escola On-line; Vanessa Bohn, Empresa I9 Prof EdTech e consultora em tecnologia educacional certificada Google Innovatore; Renata Lacerda, da área TOM Sociocultural do Grupo UniEduK.
“Para mim, a melhor parte foi poder desenvolver nosso projeto durante as aulas, pois além de facilitar o encontro com os colegas - por conta do ensino remoto e rotinas diferentes -, permitiu vivenciar métodos ágeis de gestão e, até mesmo, a gerenciar melhor o planejamento e o tempo investido. A proposta foi desafiadora, muito condizente com o cenário do mercado atual. Nos aproximou da realidade corporativa. Foi muito satisfatório ver o resultado dos projetos dos colegas e ver o que somos capazes de desenvolver”, explicou a aluna Marcella Souza.
A aluna reforçou a importância do perfil prático do projeto. “Acho que foi o ponto-chave para consolidar os novos conhecimentos. Ao vivenciar situações na prática, você enxerga as dificuldades, os pontos decisivos, mudanças a se fazer, dúvidas e isso me permite ter insights sobre o processo com um todo que talvez não teria, se estivesse apenas recebendo este conteúdo sem exercitar”, disse Marcella.
Jeferson Luiz Barbosa concordou com a colega. “O formato utilizado faz com que todos os integrantes do grupo de trabalho participem, interajam, se comuniquem e cresçam. Com certeza, um trabalho desse não tem como você assimilar em um negócio, com conteúdos muito bons. Trouxe uma nova visão e sentimentos diferentes referentes às pessoas com deficiência que temos na empresa ou fora, olhar para elas com amor, ter mais empatia”, afirmou.
A história de Jeferson com o Grupo UniEduK começou na graduação, em 2015. Por isso, quando resolveu continuar os estudos, optou por continuar na mesma metodologia de aprendizado. “Logo no primeiro ano, fiquei contente com as aulas e professores mestres que tive. Me identifiquei demais com Logística. Devido ao amor à minha profissão, pude aprender muito e levar os aprendizados obtidos com muitos profissionais”, concluiu.