Keyla é educadora especializada em inclusão e educação especial. palestrante e autora de livros infantis sobre inclusão.

Docente de Pedagogia da UniFAJ e UniMAX ganha destaque com conquistas acadêmicas

Entre as conquistas estão o início do pós-doutorado e a aprovação da publicação de seu livro infantil na Alemanha

A constante capacitação dos docentes é um diferencial do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba). Prova disso são as recentes conquistas acadêmicas de Keyla Ferrari Lopes, professora de Libras da UniFAJ e da UniMAX e do curso de Letras Libras do ensino à distância (EAD).

Keyla é educadora especializada em inclusão e educação especial. Com graduação em Pedagogia e diversas especializações, incluindo Deficiência da Audiocomunicação e Atividade Motora Adaptada, possui mestrado e doutorado em Atividade Física, Adaptação e Saúde. É formadora de professores, palestrante e autora de livros infantis sobre inclusão. Fundadora da Cia de Dança Humaniza, sua expertise abrange temas como educação inclusiva, libras e alfabetização de surdos.

A professora entende a importância da constante capacitação, principalmente quando se trata de educação. “O professor precisa se capacitar constantemente, pois estamos em um mundo onde a internet oferece muito conteúdo e, além disso, precisamos lembrar que os alunos também estão muito mais atualizados, já que eles também têm acesso a uma variedade muito maior de conteúdo”, diz.

Keyla também ressalta a importância da vivência do professor. “Aquilo que o professor vivencia, o estudo e a pesquisa, e a aplicação prática disso é de extrema importância. Fico feliz por estar em constante aprendizado e por isso compartilho minha felicidade com as últimas conquistas acadêmicas”.

Entre elas estão:

– Início do pós-doutorado em estudos culturais e diversidade na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e, como primeiro resultado, foi convidada por sua orientadora, Marina Brasiliano Salerno, a produzir conteúdo acadêmico com bolsa do MEC. Dessa maneira, ela irá atuar como docente convidada na universidade federal, sendo a primeira pós-doutoranda em sua área a abordar o tema surdocegueira.

– A participação em reportagens sobre a comemoração do dia da Lei da Inclusão. As reportagens podem ser conferidas aqui e aqui.

– A participação em entrevista para a TV Voz de Brasília.

– A publicação de dois artigos escritos para a revista Primeira Educação, da qual Keyla é colunista. Os artigos podem ser conferidos aqui e aqui.

– A publicação do livro “Dimensões Sócio-Políticas da Pessoa com Deficiência: Interfaces e Debates Contemporâneos” (Editora USP) que conta com um capítulo de autoria da professora. No capítulo “Em movimento: uma proposta para interação entre mães e filhos com deficiência“, Keyla aborda de que maneira a relação corporal entre as mães e os filhos com deficiência pode ser mais lúdica, mais expressiva e estimular diversas áreas motoras, cognitivas e afetivas das crianças e fazer bem para as próprias mães.

– A aprovação da publicação do livro infantil “O Jovem Desafiador!”, de autoria da docente, na Alemanha, pela Editora Freiburg/Berlin. A publicação está em fase de revisão e tradução. A obra é inspirada em sua própria jornada como mãe e professora, que mergulha na realidade de crianças que enfrentam o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e o Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). Mais informações sobre o livro podem ser conferidas aqui.

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