Docente e aluna da UniMAX lançam livro “Mergulho em Liberdade”
A publicação conta a história de dois pinguins resgatados pelo Instituto Gremar
A docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Max Planck (UniMAX), Maria Fernanda Vianna Marvulo, e a aluna do nono semestre de Medicina Veterinária, Fernanda Heredia Rampinelli, lançaram o livro “Mergulho em Liberdade”, com ilustração de Victor Artsan e edição de Maria Fernanda Mizukawa.
A publicação conta a história de dois pinguins-de-magalhães que lutaram muito para sobreviver e retornar para sua família. Essa espécie de pinguim migra da Patagônia argentina para o litoral brasileiro buscando alimento e fugindo do frio.
A autora Maria Fernanda conta que o livro é resultado do Projeto Técnico Social (PTS) que ela e sua estudante, Fernanda, desenvolveram. “A Fernanda havia estagiado no Instituto Gremar e no estágio ela teve a oportunidade de cuidar de pinguins”, explica.
O tema do PTS estava relacionado com alterações climáticas e sustentabilidade. “Assim surgiu a ideia de contar a história de dois pinguins que foram resgatados pelo Gremar. Isso tem relação com as ações antrópicas no ambiente, reflexo de alterações provocadas pelo ser humano e que impactam diretamente na conservação da vida selvagem”, explica a docente.
A missão do Instituto Gremar é mitigar o impacto negativo das atividades humanas sobre os animais selvagens, promovendo pesquisa e educação ambiental crítica para a sensibilização e mobilização da sociedade na redução dos impactos antrópicos, assegurando a sustentabilidade das futuras gerações
As autoras foram convidadas a apresentar o livro no Festival Ambiental, organizado em comemoração ao aniversário de 22 anos do institutapresentação será no dia 29 de junho, no Guarujá (SP). O livro está disponível para leitura nas bibliotecas da UniFAJ e da UniMAX.