Docente Gleison Chagas lança livro durante 27ª Bienal de São Paulo
A renda da obra, que transmite mensagens de esperança e resiliência, será revertida para instituição de câncer infantil
O professor Gleison Chagas, coordenador geral de ensino à distância (EAD) do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), comemora o lançamento de seu livro “O voo de um passarinho que virou pôr do sol” durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O lançamento será no dia 14 de setembro, sábado, às 13h30, na Rua G, estande 75, junto a uma sessão de autógrafos.
A ideia do livro surgiu após a perda de um amigo querido do autor, que o fez refletir sobre a vida. “A obra aborda temas universais como o valor da vida, a importância das relações humanas, a luta contra adversidades e a busca por realização pessoal, transmitindo mensagens de esperança e resiliência”, conta Chagas.
A experiência pessoal vivida o fez refletir sobre a importância de viver o presente. “Eu passei a enxergar a vida com leveza, pensando no hoje e nas pessoas ao meu entorno, porque o amanhã não nos pertence e não podemos mudar o ontem”, afirma o autor.
Na obra, o personagem principal, Michel, luta contra um câncer no cérebro por uma semana, mas em todos os dias vive como se fosse o último. “Ele viveu com muita alegria, sem deixar nada o abalar e sem pensar no futuro. E estava sempre fazendo algo diferente, saindo da rotina e buscando alegrar o dia de todos ao seu redor, como se já soubesse a urgência de viver”.
Dessa maneira, o livro traz uma reflexão sobre a importância de levantarmos voos para outros desafios, fechando ciclos. “Eu estava em uma tristeza tão profunda que ou eu enraizava essa tristeza em mim de forma crônica ou voava e seguia a vida com outros ares, fechando esse ciclo como o pôr do sol. Foi o que decidi para a minha vida”, diz Chagas. Enquanto escrevia o livro coloquei todas as minhas angústias no papel e me dei a oportunidade de ser feliz novamente”, completa.
A renda do livro será revertida para a “Kombinha do Bem”, uma organização não governamental voltada ao diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e com sede em Indaiatuba (SP). O livro pode ser adquirido aqui. E mais informações sobre a obra estão disponíveis aqui.