
“É parte da formação do psicólogo aprender com o silêncio”, destaca palestrante convidada pelo Grupo UniEduK
O silêncio foi um dos destaques da oficina teórico vivencial chamada “Vivência em Grupo de Encontro”
“O silêncio é uma das ferramentas fundamentais para o trabalho do psicólogo. Precisa-se aprender a “ouvir” o silêncio. Muitas vezes o silêncio ‘grita’ durante um atendimento. É parte da formação do psicólogo aprender com o silêncio”. A frase é da palestrante convidada Samanta Maria Visigalli Martins, que participou da oficina teórico-vivencial chamada “Vivência em Grupo de Encontro”.
Samanta é psicóloga, sócia-diretora da Romã Psicologia; psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e famílias; supervisora clínica e facilitadora de grupos. Além disso, é mestre em Psicologia Clínica; especialista em Análise Bioenergética; membro da Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa (APACP) e membro do International Institute for Bioenergetics Analysis (IIBA).
O encontro foi destinado aos alunos do nono semestre do curso de Psicologia da UniFAJ durante a disciplina Psicoterapia Humanista, ministrada pelo professor Clóvis Martins Costa.
Na ocasião, foram abordados grupo de encontro, empatia, consideração positiva incondicional, congruência, silêncio, sigilo ético, sentimentos, clarificação de sentimentos, não diretividade.
“A importância é relevante, na medida em que a atividade possibilita ao estudante estabelecer uma relação viva e experiencial da teoria com a prática de Grupos de Encontro na perspectiva humanista da Psicologia. O Grupo de Encontro é um recurso muito atual, que favorece aos profissionais da Psicologia, nas mais diferentes áreas de atuação na sociedade, o diálogo, a convivência, o consenso e a busca de solução para os mais diversos problemas”, ressaltou o professor Clóvis.