Agende uma visita!

A imagem mostra os alunos de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK realizando a técnica de McMaster.

Em aula prática, estudantes de Medicina Veterinária aplicam técnica de McMaster

A professora Ana Rita Moraes Nardi conduziu os alunos do curso de Medicina Veterinária ao conhecimento prático da técnica de McMaster, que é um dos métodos mais utilizados para fazer a contagem de ovos por gramas de fezes, mais conhecido por OPG.

OPG é um exame quantitativo, que permite estimar a carga parasitária, gerando assim  informação mais completa sobre a situação do animal. O intuito é identificar  verminoses intestinais, que acometem, principalmente, animais criados no campo e pets. Além de causar sérios problemas, essas verminoses podem colocar em risco a vida dos animais.

O método de McMaster é considerado eficiente e de simples execução. Trata-se de um procedimento de flutuação que separa os ovos da amostra de fezes coletadas de um animal por uma diferença de densidade, por meio do uso de uma solução hipersaturada de sal. Nessa solução, os ovos e oocistos tendem a flutuar e podem ser facilmente observados  com um microscópio na câmara de McMaster que permite a contagem de ovos.

A aula prática aconteceu durante a disciplina de Parasitologia Aplicada no HVET – Hospital Veterinário de Jaguariúna.

Skip to content