A imagem mostra o lançamento da retomada do Projeto 100% Saúde.

Em parceria com a UniMAX, Prefeitura de Indaiatuba retoma Projeto 100% Saúde

Serão acompanhados pelo Projeto 100% Saúde, 160 pacientes, que serão atendidos, semanalmente, às quartas-feiras no anfiteatro da UniMAX

Em parceria com a UniMAX (Grupo UniEduK), a Prefeitura de Indaiatuba em apoio à comunidade, retomou o Projeto 100% Saúde, nesta semana, com 160 pacientes. O objetivo do projeto tem como foco promover mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida de pessoas com sobrepeso, obesidade mórbida ou para quem busca ter uma relação mais saudável com a comida.

O tratamento presencial gratuito foi retomado com os pacientes que se inscreveram no ano passado. Os encontros preveem palestras e orientações prestadas por uma equipe composta por médico-cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga. O projeto foi remodelado para aumentar a interação entre a academia e a população, com cumprimento de todos os protocolos de biossegurança.

Nos últimos anos do 100% Saúde foram atendidas aproximadamente seis mil pessoas que juntas eliminaram mais de 12 toneladas. O projeto foi criado em 2015 para atender os pacientes com sobrepeso ou obesidade mórbida interessados em fazer reeducação alimentar ou cirurgia bariátrica (de redução do estômago) em busca do bem-estar físico e mental.

Antes da pandemia, os encontros semanais eram realizados em diversos pontos da cidade de Indaiatuba, com palestras e atendimentos médicos, nutricionais e psicológicos, além do encaminhamento cirúrgico seguindo os protocolos da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Nessa nova fase, os encontros na UniMAX serão presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19, sempre às quartas-feiras.

 

Cirurgia bariátrica

Os que almejam a cirurgia bariátrica devem seguir as diretrizes da Unicamp para realização do pré-operatório. Após eliminar aproximadamente 10% do peso inicial no Projeto 100% Saúde, os participantes do grupo bariátrico são liberados para continuar seu tratamento com a Unicamp, liderado pelo gastrocirurgião Dr. Elinton Adami Chaim. Lá os pacientes continuarão com o tratamento, assistindo a  palestras e acompanhando o controle de peso”, explica o educador Ítalo Gomide Alves, diretor do Projeto 100% Saúde.

Na sequência, após a constatação do esforço do paciente atingindo o peso necessário, ele é encaminhado para a cirurgia, momento no qual os familiares são convocados para uma reunião esclarecedora sobre a bariátrica e o pós-operatório, além de assinarem um Termo de Compromisso e Autorização.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba continuará o tratamento do participante residente em Indaiatuba na Unicamp, ofertando transporte semanal e acesso gratuito aos medicamentos de uso contínuo pós-cirúrgico.

Após acompanhamento mensal pós-cirúrgico na Unicamp, o paciente é liberado para iniciar o processo de cirurgias plásticas reparadoras, também na Unicamp.

 

SERVIÇO

Projeto 100% Saúde

Local: Anfiteatro da UniMAX

Endereço: Portaria 3 da UniMAX – Rua Eurico Primo Venturine, 379 – Jardim Pedroso, Indaiatuba

Atendimentos: todas as quartas-feiras, às 19h30

Quem pode participar: portadores de sobrepeso e obesidade mórbida inscritos no projeto desde o ano passado que foram chamados para este primeiro retorno. Os pacientes que ainda não foram chamados devem aguardar uma oportunidade futura.

Texto: Prefeitura de Indaiatuba

Pular para o conteúdo