Engenharia Civil do Grupo UniEduK desenvolve projeto prático “Saneamento Básico e Saúde Pública”

Compartilhe
Os alunos puderam vivenciar projetos socioculturais que levam informação e assistência social para a população

Sustentabilidade, conhecimento tecnológico e de novos materiais, construções inteligentes e modernas, habilidade de adaptação e antecipação a tendências são capacidades que o mercado de trabalho espera dos futuros engenheiros, assim como proporcionar evolução e mais qualidade de vida para as pessoas. Foi nesse sentido que caminhou a disciplina de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX). 

A turma do quinto semestre, orientada pela professora Luciane Sandrini, desenvolveu o projeto “Saneamento Básico e Saúde Pública”. A atividade prática teve como objetivo informar e envolver o aluno em discussões sobre variados temas, especialmente de olho nas questões socioculturais. 

As apresentações aconteceram de forma on-line no dia 14 de junho, integrando alunos da UniFAJ (Jaguariúna) e UniMAX (Indaiatuba). ”Os alunos confeccionaram banners ilustrativos para chamar a atenção da população sobre os cuidados com a água e o esgoto. Os projetos socioculturais desenvolvidos garantem informação e direitos básicos de assistência social junto à população. Nossos alunos tiveram uma ótima oportunidade para desenvolver a inteligência emocional, por meio do exercício da empatia”, explicou a docente.

De acordo com a professora, os alunos propuseram, através da combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, a melhor solução para os problemas com a água e o esgoto. E,principalmente, como transmitir essa mensagem de forma lúdica e instrutiva para a população em geral. “Estou muito feliz e satisfeita com cada um dos projetos apresentados. Cada um tem sua particularidade e importância frente ao assunto. Fechamos o semestre com chave de outro. Os nossos alunos estão de parabéns pela iniciativa e comprometimento”, enfatizou.

De acordo com a aluna Keimilly Marcela Grilo, o desenvolvimento do projeto proporciona a valorização de uma cultura que os engenheiros devem ter, buscando uma visão não só técnica, mas também social das problemáticas públicas. “O projeto foi realizado de uma maneira objetiva e mais clara a desenvolver soluções, informar e conscientizar a população para práticas mais adequadas a serem seguidas, sem mencionar a geração de oportunidades que cada projeto cria”. Destacou, ainda, a importância das atividades práticas do curso.  “São uma forma que nos permite fixar mais o conteúdo, usarmos o conhecimento que foi adquirido, estabelecendo um contato com novas relações e desafios que enfrentaremos em nossa profissão diariamente”, declarou a aluna. 

Para a estudante Gabriela Michele Pereira, as atividades práticas agregam ao conhecimento os desafios a serem enfrentados no dia a dia da profissão. “Proporcionou uma visão social sobre os problemas públicos enfrentados atualmente, abrangendo desde os problemas por má administração até a falta de conscientização da população. Nós, engenheiros, devemos sempre ter uma visão social também, e não somente técnica, tendo em vista que, neste caso, a conscientização da população é um complemento às soluções técnicas a serem adotadas”, destacou.

 

Confira notícias sobre o curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©