Engenheiro de Controle e Automação formado pelo Grupo UniEduK ocupa posição de destaque na General Motors do Brasil
O alumni Jhuan Margonato faz parte do processo de desenvolvimento de produtos
Jhuan Victor Sant’Anna Margonato sempre focou nos estudos e foi um dos primeiros da turma. A família sempre o incentivou a estudar e o aluno via a graduação como uma oportunidade digna para “subir na vida”. Jhuan fez o ensino médio e um curso técnico simultaneamente e, em seguida, escolheu cursar Engenharia de Controle e Automação na UniMAX, em Indaiatuba, instituição do Grupo UniEduK.
Formado em 2017, escolheu a área por afinidade. “A faculdade oferecia um bom curso, ótimos recursos, excelentes professores e era do lado de casa. A UniMAX me ajudou a desenvolver habilidades básicas para um engenheiro, bem como a trabalhar a cabeça para agir e pensar de uma maneira mais racional e precisa. Aulas como programação que são amplamente usadas na indústria me ajudaram muito nessa conquista”, disse o alumni Jhuan.
Hoje Jhuan é Engenheiro de Validação VSIE (Vehicle Software Integration Engineer), na General Motors do Brasil. “Esta conquista representa um sonho, já que sou a segunda pessoa com diploma na família. É uma grande conquista para toda a família, todos trabalharam muito para eu chegar aonde cheguei. Além do cargo e do aumento salarial, o fato de estar trabalhando em uma das maiores empresas do Brasil no setor automotivo e também ser parte fundamental no desenvolvimento de seus produtos, é realmente gratificante. Jamais esquecerei que, após minha formatura, mamãe me disse toda orgulhosa ‘meu filho agora é engenheiro`”, conta.
O alumni relembra que, em 2019, teve uma oportunidade de trabalhar diretamente na Engenharia, ainda como técnico em Eletrônica, na mesma empresa. “Desempenhei uma função crucial para o desenvolvimento dos novos projetos e acabei me destacando. No início de 2021, surgiu a vaga de engenheiro e acabei passando pelo processo seletivo e devido ao histórico, acabei conquistando a vaga”, conta.
Segundo o engenheiro, a posição de engenheiro exige tomadas de decisões baseadas em dados e pensamento racional, uma tarefa bastante desafiadora. “Outro desafio é a pressão que um engenheiro sofre. Geralmente, nós somos peça fundamental no desenvolvimento de um produto, processo ou serviço. Nosso trabalho afeta outras pessoas e até mesmo a segurança delas. É fundamental que nenhum ato falho seja cometido e todo o trabalho seja feito com muita responsabilidade e técnica”, destaca.
A metodologia de ensino na prática do Grupo UniEduK marcou o estudante que, durante o curso, já tinha contato com a realidade da profissão. “Tive uma experiência marcante, na aula de Controle, talvez uma das mais importantes do curso, quando desenvolvemos um submarino de controle remoto, tendo de testar toda a física envolvida como empuxo, propulsão, controle, dinâmica, etc. Foi um trabalho muito grande e muito satisfatório ver o resultado. Colocamos todas nossas habilidades aprendidas em sala de aula, em prática“, relembrou.
Jhuan tem como planos futuros se especializar no setor automotivo, na área de software e redes automotivas e em seguida, ingressar na área de Gestão de Projetos. “Hoje tenho uma condição de vida bem melhor e posso ajudar minha família. Meu índice de empregabilidade aumentou, posso atuar em várias áreas e setores”, afirma.
Para quem está começando, deixa um recado importante. “Aos futuros alunos, digo que o curso não será fácil, mas se houver esforço, o retorno vale a pena, experiência própria!”, finaliza.
Confira notícias do curso de Engenharia de Controle e Automação do Grupo UniEduK
- Alunos do Grupo UniEduK apresentam projetos temáticos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação | Grupo UniEduK
- Alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica estudam o conceito do CNC Sinumerik Siemens | Grupo UniEduK
- Engenharia de Controle e Automação | Grupo UniEduK