Engenheiro de Produção: o que faz esse profissional e por que seu trabalho é tão importante para o mercado
Melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos serviços e produtos são algumas de suas funções; UniFAJ e UniMAX estão com inscrições abertas para o vestibular de agosto
Em poucas palavras, os engenheiros de produção analisam, desenvolvem e otimizam os processos de produção em diversas áreas. Para isso, o profissional utiliza conhecimentos de engenharia e gestão para otimizar processos e sistemas.
“Esse profissional tem a missão de melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos serviços ou produtos e, ao mesmo tempo, utiliza os recursos disponíveis de modo eficaz e sustentável”, explica o engenheiro e coordenador do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), professor Silvio Cavallari.
O engenheiro e coordenador do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), professor Leandro Velozo, destaca que ao longo dos anos o engenheiro de produção ampliou sua importância e participação em diversos setores. “Com o passar dos anos esse profissional passou a atuar não somente na manufatura, mas também na prestação de serviços, setores de tecnologia, e em indústrias como a alimentícia, química e têxtil,” afirma.
Áreas de atuação
Hoje são diversas as áreas de atuação para o profissional de Engenharia de Produção. Entre elas estão:
Gestão de processos: projetam, analisam e aprimoram os processos de produção em uma organização, identificando áreas de ineficiência, reduzindo desperdícios, otimizando fluxos de trabalho e implementando melhorias contínuas.
Logística: responsáveis pelo gerenciamento da cadeia de suprimentos e da logística, garantindo que os produtos ou materiais sejam entregues de forma eficiente. A área envolve o planejamento de rotas, armazenamento, transporte e distribuição.
Qualidade: implementam sistemas de controle de qualidade para garantir que os produtos ou serviços atendam aos padrões estabelecidos, sendo responsáveis por gerir a inspeção, o teste e a documentação de qualidade.
Planejamento e Controle da Produção: planejam e controlam a produção, acompanhando o progresso dos projetos e garantindo que os prazos sejam cumpridos.
Pesquisa Operacional: aplicam técnicas matemáticas e estatísticas para resolver problemas complexos de decisão. Otimizam processos de tomada de decisão, como a destinação de recursos, o escalonamento de produção e o gerenciamento de estoques.
Mercado e remuneração
As possibilidades de atuação para os engenheiros de produção é bastante ampla e oferece oportunidades em diversas indústrias, desde manufatura até serviços, logística, saúde e tecnologia.
Os engenheiros de produção são altamente valorizados por suas habilidades em diferentes áreas e por isso são profissionais que podem se adaptar a vários setores.
Já o potencial de remuneração é bastante competitivo. A média salarial de um engenheiro de produção gira em torno de R$ 7.500,00, mas esse valor pode variar de acordo com vários fatores, como tempo de experiência, especialização e nível de educação.
Como se tornar um engenheiro de produção?
O curso de graduação em Engenharia de Produção na UniFAJ e na UniMAX tem a duração de 10 semestres e é feito no formato presencial.
Um dos destaques do sistema de ensino dos centros universitários é o aprendizado na prática. “Os alunos podem fazer uso de laboratórios modernos e equipamentos práticos, o que os permite aplicar teorias aprendidas nas salas de aula em experiências práticas”, ressalta Cavallari.
Outro destaque é a atualização contínua do currículo, constantemente revisado para incorporar as mais recentes tendências da engenharia de produção. “Os engenheiros de produção podem moldar o mundo ao seu redor, tornando-o mais eficiente e sustentável, sendo a escolha certa para quem se interessa em otimização, gestão de processos e solução de problemas complexos”, conta Velozo.
A UniFAJ e UniMAX estão com inscrições abertas para o vestibular das turmas de agosto de 2024. As aulas das novas turmas terão início em agosto, mas os candidatos podem se antecipar e aproveitar condições comerciais exclusivas para esse momento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em https://grupounieduk.com.br.