Conheça o trabalho do engenheiro mecânico, responsável por atividades voltadas a sistemas mecânicos; UniFAJ e UniMAX estão com inscrições abertas.

Engenheiro Mecânico: por que esse profissional é tão indispensável nos dias de hoje?

O mercado de trabalho em Engenharia Mecânica está bastante aquecido; UniFAJ e UniMAX estão com inscrições abertas para o vestibular de agosto

O mercado de trabalho para o engenheiro mecânico é bem promissor. Além de uma boa remuneração, a profissão está em alta e com muita demanda, sendo requisitada por diferentes empresas.

O engenheiro mecânico é responsável por realizar atividades voltadas a sistemas mecânicos, que envolvem materiais, processos de fabricação, fluído/térmicas, projetos mecânicos e gestão.

O engenheiro e coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), professor Silvio Cavallari, destaca que as responsabilidades desse profissional são diversas. “É comum as pessoas imaginarem que ela se resume ao trabalho com sistemas de veículos. Mas a realidade é bem diferente. Essa é uma área muito diversificada, que permite diversas formas de atuação”, diz Cavallari.

Já o engenheiro e coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), professor Leandro Velozo, ressalta que essas diferentes possibilidades também tornam o mercado de atuação mais atrativo e ressalta que a engenharia mecânica é fundamental no desenvolvimento de tecnologias que melhoram a qualidade de vida. “Isso inclui desde veículos de transporte, máquinas industriais, até equipamentos médicos e eletrodomésticos fazendo com que o índice de empregabilidade deste setor seja bastante expressivo dada a importância do trabalho desse profissional”, explica Velozo.

 

Áreas de atuação

As áreas de atuação para o engenheiro mecânico são diversas e entre elas podemos destacar:

Energia: responsável por criar soluções para esse setor, principalmente com opções que gerem energia sem afetar o meio ambiente.

Automóveis: responsável por todas as etapas de produção do veículo, desde o momento da criação dos projetos até sua execução.

Indústria e máquinas: responsável por criar, comandar e conferir a fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos.

Indústria de petróleo: responsável por projetos e pela gestão de equipes.

Metalúrgica: responsável pela gestão de projetos e da equipe.

Setor público: atua na fiscalização de obras públicas, desenvolvendo habilidades como gestão de projetos e de equipes.

Novos produtos e pesquisa de mercado: entre suas funções está a criação e pesquisa de mercado para novos produtos.

Ramo acadêmico: o profissional deve estar constantemente atualizado e capacitado, passando por níveis como pós-graduação, mestrado e doutorado.

 

Como ser um engenheiro mecânico?

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UniFAJ destaca que essa é uma profissão voltada a quem se identifica com Ciências Exatas. “Além de gostar de disciplinas como Matemática e Física, é interessante que o candidato tenha afinidades com tecnologia, seja estratégico, tenha raciocínio lógico, senso analítico e goste de trabalhar em equipe”, ressalta Cavallari.

Para se tornar um profissional da área é necessário cursar cinco anos de faculdade no formato bacharelado. Na UniFAJ e na UniMAX o curso é aplicado no formato presencial.

Um dos destaques do sistema de ensino dos centros universitários é a prática. “Investimos em laboratórios modernos e equipamentos, proporcionando aos estudantes o ambiente ideal para transformar teorias em experiências práticas”, ressalta Velozo.

Além do aprendizado na prática, outro ponto de destaque é o desenvolvimento de habilidades essenciais como comunicação eficaz, liderança, trabalho em equipe e pensamento crítico. “Os alunos são capacitados a se tornarem profissionais competentes e adaptáveis”, afirma Cavallari.

O coordenador ainda destaca que as oportunidades de estágio e colaboração com diversas empresas também são um importante diferencial. “Temos uma forte conexão com a indústria, o que facilita aos nossos estudantes encontrar estágios em empresas de destaque e participar de projetos relevantes. Isso permite a transição para o mercado de trabalho após a graduação”, diz.

A UniFAJ e UniMAX estão com inscrições abertas para o vestibular das turmas de agosto de 2024. As aulas das novas turmas terão início em agosto, mas os candidatos podem se antecipar e aproveitar condições comerciais exclusivas para esse momento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em https://grupounieduk.com.br.

ESCOLHA O PORTAL QUE DESEJA ACESSAR

Selecione a unidade que deseja estudar:

Pular para o conteúdo