ENIC 2024 marca encerramento do ano letivo
Tradicional evento reuniu a apresentação de trabalhos de conclusão de curso e projetos científicos na UniFAJ e na UniMAX
O Encontro Nacional de Iniciação Científica (ENIC) é uma tradição no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e no Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba) e neste ano não foi diferente. A edição 2024 foi realizada entre os dias 26 e 28 de novembro e contou com a apresentação de trabalhos acadêmicos, projetos científicos e de conclusão de curso (TCC). O evento reuniu alunos, professores e especialistas em um espaço de troca de conhecimento e inovação.
O evento é a oportunidade para destacar a qualidade acadêmica, compartilhar ideias e valorizar a dedicação dos alunos da UniFAJ e da UniMAX. “O ENIC é um encontro muito importante e muito tradicional no qual os trabalhos desenvolvidos são apresentados para toda a comunidade acadêmica”, explica o coordenador da área de Ciências Exatas e Tecnológicas da UniFAJ e da UniMAX, professor Geraldo Delgado.
De acordo com Drieli Santos, gestora da plataforma WebTCC, o TCC vai além de ser apenas uma exigência para a conclusão do curso. “Ele é uma pesquisa científica que, como toda pesquisa, exerce um impacto direto na sociedade, contribuindo para o avanço do conhecimento e da solução de problemas em diversas áreas. O ENIC marca a etapa final desse processo, destacando a conclusão das pesquisas e a apresentação dos resultados”, afirma.
O WebTCC é um ambiente virtual com o propósito de organizar, registrar e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) de todos os estudantes, simultaneamente.
Durante o ENIC os alunos também têm a oportunidade de apresentar seus projetos de iniciação científica (PIC), desenvolvidos durante o ano letivo dentro de suas áreas de estudo. Enzo Teixeira, responsável pelo PIC e pelo projeto técnico social, destaca a importância da atividade. “É um enriquecimento profissional e acadêmico. Os alunos têm a oportunidade de apresentar o projeto em um congresso para uma banca de avaliação e recebem um certificado pela participação”, explica Teixeira. “Além disso, é uma inspiração para que outros alunos também desenvolvam seus projetos científicos”, complementa.