A imagem mostra uma arte nos moldes do Grupo UniEduK, com o texto divulgando o “Smart Cities Day”.

Especialistas apresentam soluções de Cidades Inteligentes para municípios da Região Metropolitana de Campinas e do Circuito das Águas

O 1º Smart Cities, promovido pelo Polo de Inovação do Interior Paulista, com apoio do Grupo UniEduk, será realizado no dia 30 de junho. No evento, haverá palestras e uma feira com estandes de empresas

O Grupo UniEduK sedia o 1º Smart Cities Day– Cidades Inteligentes, realizado pelo Polo de Inovação do Interior Paulista. Realizado no próximo dia 30 de junho, das 9h às 13h, o evento acontece no campus I da UniFAJ, em Jaguariúna (SP).

A iniciativa conta com o apoio de diversas empresas da região, como a InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e a American Tower, empresa global de infraestrutura de telecomunicações.

Com inscrições gratuitas, o evento é voltado para gestores públicos dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas.

O encontro reunirá especialistas em IoT (Internet das Coisas), definida como uma rede global de objetos habilitados para Internet que transferem dados e se comunicam entre si, para Cidades Inteligentes. Contará também com uma feira onde estarão expostos soluções, dispositivos e serviços dos  segmentos envolvidos.

As aplicações tecnológicas são cada vez mais fundamentais para o desenvolvimento das cidades e para fortalecer a qualidade dos serviços públicos, atraindo investimentos e promovendo avanços, além de gerar inclusão social e preservação do meio ambiente.

O conceito de Cidades Inteligentes é vinculado à aplicação de tecnologia para melhorar a eficiência operacional dos municípios, compartilhar informações com o público, fortalecer a qualidade de serviço governamental e gerar bem-estar ao cidadão. Há inúmeras possibilidades dessas aplicações tecnológicas, por exemplo, em iluminação pública, tráfego e gestão de resíduos.

O evento será uma oportunidade única para gestores dos municípios da região Metropolitana de Campinas, um dos maiores centros econômicos paulistas, e do Circuito das Águas, que é referência na indústria turística do Estado, conhecerem novas alternativas e aplicações da Internet das Coisas e da nova geração de redes móveis 5G, que trazem mais eficiência e redução de custos para diversas áreas da gestão pública”, comenta Daniel Pellegrini, presidente do Polo de Inovação do Interior Paulista.

Dentro do objetivo do Polo de fomentar a inovação na economia local dos municípios, é fundamental apoiar os municípios na jornada rumo ao conceito de Cidades Inteligentes”, afirma ainda Pellegrini.

Entre outros palestrantes do 1º. Smart Cities Day, estarão também Caio Cristófalo, coordenador do Programa Conecta SP; Felipe Herzog, Diretor de Public Affairs da American Tower; e Moisés Silva, Executivo Sênior IoT/LoraWAN da American Tower.

As soluções de infraestrutura da American Tower fortalecem a conectividade das cidades e isso permite a implantação de serviços públicos de melhor qualidade, além de favorecer o acesso móvel em diversos setores, como educação, saúde, transporte e saneamento”, comenta Felipe Herzog.Durante o evento, a Connexa, solution provider que utiliza a LoRaWAN, a rede neutra de Internet das Coisas (IoT) da American Tower, apresentará soluções de sua linha de Dispositivos e Sensores IoT, com destaque para equipamentos que atuam no controle e na gestão de água, gás energia e iluminação pública.

 

Entre as soluções que serão apresentadas, estarão:

  • NIC DLMS – Smart Metering – entre outras funções, o dispositivo pode ser aplicado na leitura automática de medidores de energia elétrica.
  • SmartFuse – sensor inteligente para redes de distribuição de energia elétrica.
  • SGIP – aplicado no gerenciamento inteligente de iluminação pública.
  • IOSE – equipamento para alcançar eficiência energética, que pode ser utilizado em equipamentos de ar condicionado e de iluminação.
  • Cyber IoT – sensor para mensuração feita à distância do consumo de água e gás.
  • EVA IoT – equipamento que garante a abertura e o fechamento remoto de fluxo de água e gás, com manômetros e alarmes contra fraudes.

 

SERVIÇO

1° Smart Cities Day – Cidades Inteligentes

Data e horário: 30 de junho de 2022, das 9h às 13h

Local: Auditório da UniFAJ Campus I – Rua Amazonas, 504 – Jardim Dom Bosco, Jaguariúna-SP

Inscrições gratuitas (https://forms.gle/HBdeKWBurjBVxuom9)

 

SOBRE O POLO DE INOVAÇÃO DO INTERIOR PAULISTA

O Polo de Inovação do Interior Paulista tem o objetivo de gerar um ambiente de negócios capaz de atrair empresas de inovação, tecnologia, desenvolver mão de obra qualificada para trabalhar no ambiente inovador e suportar o desenvolvimento de políticas públicas com foco em desenvolvimento econômico sustentável.Sua missão é transformar a vida de pessoas e cidades através da capacitação, suporte a criação de políticas públicas e fomento ao empreendedorismo inovador e disruptivo.

 

SOBRE O GRUPO UNIEDUK

O Grupo UniEduK é um grupo educacional que presta serviços e é composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, Centro Universitário Max Planck – UniMAX e Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH. Trabalhamos, incansavelmente, para oferecer o ensino de qualidade e excelência para que você se torne o protagonista do seu projeto de vida.

Inovação, dedicação, investimentos em pessoas, infraestrutura e tecnologias fazem parte do nosso dia a dia, pois acreditamos que tudo isso pode e vai mudar o seu futuro na prática.

Nosso principal mote é fornecer uma educação de qualidade e prática que empregue pessoas. Para isso, trabalhamos com projetos que implantam metodologias inovadoras.

Pular para o conteúdo