Estruturação de Banco de Dados é tema de palestra aos futuros nutricionistas

A nutricionista, mestre e doutora em Saúde Coletiva, a professora da FAJ, Daniela de Assumpção, palestrou aos alunos do sétimo semestre de Nutrição, no dia 24 de abril, sob o tema Estruturação de Banco de Dados.

A abordagem da profissional foi como os estudantes que estão prestes a realizar o Trabalho de Conclusão de Curso, devem fazer uma pesquisa de campo, orientando na fabricação de um Recordatório Alimentar, ferramenta usada por nutricionista para coletar dados de alimentação do paciente, como aplicar um questionário e a importância da padronização da pesquisa.

Respondendo dúvidas dos alunos, a nutricionista falou sobre as pesquisas feitas via telefone onde os profissionais usam estratégias diferentes das utilizadas em coleta de dados presenciais. A respeito da margem de erro é de 5%. “Trabalham com intervalo de confiança de 95%, ou seja, vamos ter uma pequena porcentagem de erro que seria previsto. O que quero dizer é que 95% da população estão dentro do que é considerado normal”, explica Daniela.

Outra orientação passada foi a necessidade das questões presentes no questionário serem extremamente claras para não ter interpretação errônea.

A atividade foi realizada durante a aula Optativa Nutricional ministrada pela docente Maruska Neufert.

ESCOLHA O PORTAL QUE DESEJA ACESSAR

Selecione qual vestibular deseja fazer:

UniFAJ

UniMAX

Pular para o conteúdo