Estudantes da Faculdade Max Planck são destaques nos Jogos Paralímpicos Universitários
Participação de alunos garante medalhas de ouro na modalidade natação
Com a finalidade de estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, os Jogos Paralímpicos Universitários 2017 promovem ampla mobilização em torno do esporte por meio de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional. Em 2017, a Faculdade Max Planck teve uma relevante participação na Natação com a presença de quatro alunos: Alan Augusto da Silva Santos (Educação Física), Cecília Kethlen Jerônimo (Recursos Humanos), João Pedro Pereira Leite (Ciências Contábeis) e Leonardo Peixoto Jacon (Medicina Veterinária).
Os representantes da MAX fizeram parte de um seleto grupo de 250 atletas. A competição foi realizada de 26 a 30 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU e do Ministério do Esporte – ME, com apoio do Governo do estado de São Paulo e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).
Estudante do 2º semestre de RH e ganhadora de duas medalhas de ouro, dentro da categoria S8, Cecilia acredita que o incentivo da Faculdade permite ampliar seus conhecimentos e comprovar suas capacidades acadêmicas e esportivas. “Representar o nome da MAX em um evento desse porte permite demonstrar o incentivo que nós recebemos da Instituição. Ao mesmo tempo, possibilita sermos atletas e estudantes”, comenta.
As categorias dentro dos esportes Paralímpicos ajudam na classificação dos atletas dentro de suas modalidades. No caso da natação a letra S faz referência à palavra inglesa swimming (natação) e os números estão relacionados ao nível de limitação do atleta, sendo números menores para maiores graus de dificuldade e vice-versa.
O aluno de Educação Física Alan Augusto da Silva Santos, do 6º semestre, compreende a importância de seu curso dentro dos treinos de natação. “Os conceitos estudados em aula permitem um melhor aprendizado durante a natação. Existem diferentes matérias que utilizo diariamente como bioquímica, lactato, anaeróbica, entre outras, que auxiliam na prática diária e em meu descanso. Sempre comento com meu professor sobre o quanto os conhecimentos estudantis influenciam positivamente nos treinos”, afirma.
Cecilia concorda com o colega atleta. “No esporte eu utilizo diferentes conhecimentos estudados no curso, principalmente a análise comportamental. Eu sempre observo as relações pessoais e organizacionais, além do envolvimento em equipe. Esses conceitos são o que mais me interessa dentro do esporte”, comenta.
Para o gestor institucional, professor Heleno da Silva Luiz Junior, os alunos da MAX aprendem de forma ativa e autônoma a partir de conceitos desenvolvidos especialmente para o crescimento profissional e pessoal. “Por meio de aulas diferenciadas os alunos conseguem relacionar os conteúdos acadêmicos em suas atividades cotidianas, melhorando seu desempenho nos mais diversos âmbitos. Além disso, a Instituição apoia o esporte por compreender sua importância na formação do cidadão. E a prova está aí, alunos bem capacitados e vencedores em suas atividades”, conclui.
22/08/2017