Mestrandas de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico conversaram com vinte alunos do curso do Centro Universitário de Jaguariúna – FAJ, no dia 4 de maio, por videoconferência. A Metodologia de Pesquisa foi o principal assunto da atividade e os futuros enfermeiros foram apresentados a procedimentos de pesquisa de universidades do exterior.
Segundo a coordenadora de Enfermagem da FAJ, Celene Ap. Audi Ferrari, por meio da ação, os estudantes adquiriram conhecimentos diversos, não só o contato com outro idioma. “Verificar como as pesquisas na graduação acontecem, como são realizadas, em qual semestre do curso, se há financiamento, se são estimuladas a publicar, como está inserida na grade curricular, dentre outras”, destacou.
A aluna Paula Espinosa, do sétimo semestre, considerou um ponto positivo a troca de experiências e saber como é o reconhecimento do profissional de enfermagem em outro país. Já a estudante Thaís Maldonado Carneiro, do mesmo período escolar da anterior, aprovou a iniciativa do Centro Universitário de Jaguariúna – FAJ de promover a videoconferência com as mestrandas de Porto Rico. “Vimos a importância de ter uma língua a mais para estudar e também que temos uma matéria sobre projeto de pesquisa na graduação que eles só fazem no mestrado então isso já é um avanço melhorado para gente”, afirma.
O conseguir quebrar barreiras de distância e compartilhar conhecimentos com alunos de outro país foi o aprendizado da Mariana Mantellato Costa, também do sétimo semestre, que já está planejando desenvolver projetos com as alunas de Porto Rico. “Pensamos em um projeto junto deles com o tema a segurança do paciente, um assunto do momento, vamos ver como irá funcionar”, conta.
Compareceram na sala, alunos do terceiro, sétimo e nono semestre e dois docentes do curso. A Videoconferência foi coordenada pelo Departamento de Convênio Internacional da instituição.