A ação de microchipagem gratuita, durante a 7ª edição do Pet no Parque, contará com a participação voluntária de estudantes dos cursos de Medicina Veterinária da UniFAJ e UniMAX.

Estudantes de Medicina Veterinária da UniFAJ e UniMAX participam de ação gratuita de microchipagem neste fim de semana

Implantação fará parte do Pet no Parque, uma realização do Parque Dom Pedro, e contará com a participação dos estudantes de forma voluntária

Neste final de semana, 13 e 14 de abril, os estudantes dos cursos de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) participarão da 7ª edição do Pet no Parque, em Campinas. O evento, gratuito, é uma realização do Parque Dom Pedro e será das 17 às 20 horas, na Entrada Árvores, com diversas atrações e serviços para os pets e seus tutores, entre eles a microchipagem para cães. 

Segundo a professora e coordenadora da clínica médica do Hospital Veterinário da UniMAX, Nathalia Xavier, a implantação do chip nos animais representa uma garantia de identificação em casos de perda ou de abandono. “Trata-se de um dispositivo que armazena informações do animal, como endereço do responsável legal e atualizações sobre protocolos vacinais”, informa.

Os estudantes dos cursos de Medicina Veterinária farão parte da ação de forma voluntária. A expectativa é ter até 250 animais microchipados por dia. A implantação é realizada como um procedimento ambulatorial, minimamente invasivo e o cadastramento em plataformas específicas concede a possibilidade de consultar essas informações de forma virtual. 

De acordo com Igor Moretto Soffo, médico-veterinário e supervisor da Clínica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário da UniMAX, a ação é uma excelente oportunidade de extensão acadêmica para os estudantes. “Os alunos se beneficiam por atuar fora da universidade, recebendo conhecimentos e sendo instruídos sobre o que fazer e como fazer, mas em um ambiente totalmente diferente do que dentro da sala de aula”, ressalta. “A programação de extensão é bem importante no currículo e, além disso, soma como atividade complementar, o que é uma demanda do nosso currículo em medicina veterinária”. 

Os interessados em ter seu animal microchipado deverão fazer o cadastro na hora com os documentos pessoais, residir em Campinas e apresentar a carteira de vacinação do animal. 

Demais ações

Nos dois dias, o evento será aberto com o inédito Show Dog da Guarda Municipal, que apresentará adestramento básico com cães policiais treinados. Os cães demonstrarão como farejam objetos e realizarão uma simulação de risco em abordagem policial. 

Além dos cuidados com a saúde, estarão disponíveis atividades como o circuito pet, pontos instagramáveis e a possibilidade de levar para casa uma caricatura do bichinho de estimação. O Grupo de Apoio ao Animal de Rua de Campinas (GAAR) estará no evento com sua feirinha de adoção.

 

Serviço – Pet no Parque (evento gratuito)

Data: sábado (13/4) e domingo (14/4)

Horário: das 17 às 20 horas

Local: Parque Dom Pedro – Entrada Árvores

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jd. Santa Genebra – Campinas/SP

Apoio: Prefeitura Municipal de Campinas, Grupo de Apoio ao Animal de Rua de Campinas (GAAR), Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e Centro Universitário Max Planck (UniMAX)

Pular para o conteúdo