A imagem mostra o evento sobre Bem-Estar Animal que contou com a participação médico veterinário André Galvão Cintra.

Estudantes do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK participam de palestra sobre bem-estar animal

Palestra sobre bem-estar animal foi ministrada pelo médico-veterinário e professor, André Galvão Cintra, especializado na Atuação em Manejo, Comportamento e Nutrição Animal

Os alunos do terceiro semestre do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK receberam a palestra “Implicações do estresse no bem-estar de equinos”. O tema foi ministrado pelo médico-veterinário e professor, André Galvão Cintra, especializado na Atuação em Manejo, Comportamento e Nutrição Animal.

O palestrante incentivou os presentes a entenderem como o médico-veterinário pode assegurar bem-estar no manejo de equinos, promovendo melhor qualidade de vida para animais dessa espécie. Além disso, foi discutido o papel do estresse como determinante negativo na criação de equinos.

Segundo as professoras Raquel Trópia de Abreu e Carolina Luz Canella, responsáveis pela disciplina Bem-estar Animal, a palestra oferecida aos estudantes foi um sucesso, sendo notório o interesse dos alunos sobre o assunto.

A palestra veio para somar conhecimento e os alunos puderam compreender como o médico-veterinário pode reduzir o estresse no manejo de equinos a fim de garantir seu bem-estar”, dizem as professoras.

Elas acrescentam “Para isso, é fundamental que sejam respeitadas as cinco liberdades do bem-estar. São elas: Livre de medo e estresse; Livre de fome e sede; Livre de desconforto; Livre de dor e doença; Livre para expressar o comportamento natural da espécie. Quando existe o comprometimento desses pontos fundamentais, a saúde do animal é colocada em risco”, finalizam.

Pular para o conteúdo