Evento do Grupo UniEduK destaca áreas de atuação do arquiteto e urbanista

Semana contou com a participação de profissionais que apresentaram diversas áreas de atuação do arquiteto e urbanista

No mês de outubro, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX) organizou a “Semana da Arquitetura e Urbanismo (SAU)”. De acordo com os organizadores, a iniciativa foi pensada com o intuito de mostrar aos alunos do curso as diversas áreas de atuação do arquiteto urbanista com profissionais de referência em diversas áreas.

A Semana contribuiu muito para conhecer os ramos desta profissão tão ampla e, ainda, descansar um pouco a cabeça, aproveitando o curso de uma forma diferente”, compartilha o aluno do segundo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marcelo Leandro Perissinotti, sobre a experiência no evento.

 

Palestras

A princípio, foram realizadas palestras ministradas por convidados que atuam na área de Arquitetura Efêmera. Dentre eles, o arquiteto e professor Paulo Fraga, que projeta há alguns anos a estrutura do Rodeio de Jaguariúna. Em seguida, para contar experiências com arquitetura industrial, esteve presente o arquiteto Luiz Eugênio Ciampi. Além disso, a empresa Studio House conversou com os alunos sobre automação residencial. 

As palestras trouxeram não só a visão do mercado, mas também o alerta sobre a importância da tecnologia inclusiva nas residências, que possibilita a segurança aos clientes que possuem alguma dificuldade de mobilidade. Dessa forma, os futuros arquitetos do Grupo UniEduK puderam entender sobre a instalação, especificações de projeto e equipamentos e as soluções.

Os alunos puderam perceber que a atuação do arquiteto e urbanista não está apenas vinculada à atividade projetual. Nosso campo de atuação é muito amplo e vai desde o desenho de objetos até o olhar sobre as cidades e regiões”, conta a gestora do curso, prof. Elena Furlan.

Posteriormente, o alumni do Grupo UniEduK, João Pedro Nozela, ministrou uma palestra sobre sua empresa Aurea Archviz, que atua em visualização arquitetônica. Ele, ainda, deu dicas de como fazer uma imagem de qualidade dos projetos e qual a vantagem de apresentar este produto ao cliente.

 

Exibição de documentário

Na Semana da Arquitetura e Urbanismo, também foi exibido o documentário “Nós, a Terra e Eles”, produzido e dirigido pelos arquitetos Ricardo Biaobock e Vitor Campanário, respectivamente. O documentário está sendo exibido em festivais de cinema ao redor do mundo, como o Istanbul International Architecture and Urban Films Festival.

Em seguida, os alunos puderam conversar com os diretores sobre urbanismo, sociedade, redução da desigualdade, igualdade de gênero e atuação do arquiteto no mercado de audiovisual.

A professora Elena completa: “Por meio desses eventos podemos trazer à tona a importância de discussões abordadas em sala de aula, como o caso da acessibilidade, inclusão e desigualdade social.”

Da mesma forma, a aluna do quarto semestre, Júlia Frassi Bertoldi, completa: “Essa iniciativa contribui não só para o desenvolvimento profissional, mas também pessoal, pois é uma oportunidade que nos faz abrir a mente para temas que nem sempre estão ao nosso redor, mas que são de extrema importância”.

 

Oficinas

O evento também contou com uma oficina de fotografia arquitetônica com a orientadora pedagógica, prof. Fernanda Buga, e com a oficina de design de objetos desenvolvida pelo arquiteto Jorge Lavie Castillo Ledon. Além da oficina de pintura de parede, com a participação do artista Gabriel Xavier e os membros da Atlética, que resultou na pintura da sala de aula do segundo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo no campus da UniMAX.

Sobre a oficina de fotografia, o aluno Carlos Augusto Palhares, do décimo semestre do curso, explica: “Pode parecer estranho, mas, para profissionais de Arquitetura, a fotografia é algo essencial. Ter tido uma palestra sobre este tema nos auxilia muito como acadêmicos, para um dia nos tornamos profissionais de sucesso”.

De acordo com os organizadores da atividade, a Semana da Arquitetura e Urbanismo permitiu o resgate de temas abordados durante as aulas teóricas e, também, a integração dos estudantes do curso com outras áreas de atuação na Instituição de Ensino.

Gostei muito. Esse contato com os palestrantes que já estão atuando na área foi muito gratificante. Ainda, a oficina foi uma parte muito boa para desenvolver mais as habilidades e aprender novas técnicas”, finaliza o aluno Marcelo Perissinotti.

 

Confira notícias do curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo