“É parte da formação do psicólogo aprender com o silêncio”, destaca palestrante convidada pelo Grupo UniEduK

O silêncio foi um dos destaques da oficina teórico vivencial chamada “Vivência em Grupo de Encontro”

O silêncio é uma das ferramentas fundamentais para o trabalho do psicólogo. Precisa-se aprender a “ouvir” o silêncio. Muitas vezes o silêncio ‘grita’ durante um atendimento. É parte da formação do psicólogo aprender com o silêncio”. A frase é da palestrante convidada Samanta Maria Visigalli Martins, que participou da oficina teórico-vivencial chamada “Vivência em Grupo de Encontro”.

Samanta é psicóloga, sócia-diretora da Romã Psicologia; psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e famílias; supervisora clínica e facilitadora de grupos. Além disso, é mestre em Psicologia Clínica; especialista em Análise Bioenergética; membro da Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa (APACP) e membro do International Institute for Bioenergetics Analysis (IIBA).

O encontro foi destinado aos alunos do nono semestre do curso de Psicologia da UniFAJ durante a disciplina Psicoterapia Humanista, ministrada pelo professor Clóvis Martins Costa.

Na ocasião, foram abordados grupo de encontro, empatia, consideração positiva incondicional, congruência, silêncio, sigilo ético, sentimentos, clarificação de sentimentos, não diretividade.

A importância é relevante, na medida em que a atividade possibilita ao estudante estabelecer uma relação viva e experiencial da teoria com a prática de Grupos de Encontro na perspectiva humanista da Psicologia. O Grupo de Encontro é um recurso muito atual, que favorece aos profissionais da Psicologia, nas mais diferentes áreas de atuação na sociedade, o diálogo, a convivência, o consenso e a busca de solução para os mais diversos problemas”, ressaltou o professor Clóvis.

Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!