Professor do Grupo UniEduK ministra palestra no Congresso Nacional de Criminalística
Antônio Carlos Bellini Jr, docente do curso de Direito, ministrou, no Congresso Nacional de Criminalística, a palestra “Autópsia verbal da ferramenta para melhora da qualidade de dados em saúde ao sistema de proteção aos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19”
O Congresso Nacional de Criminalística 2022 contou com a contribuição do professor do curso de Direito do Grupo UniEduK, Antônio Carlos Bellini Júnior. O docente leciona Direito Penal na UniFAJ em Jaguariúna e na UniMAX em Indaiatuba.
Considerado o evento mais tradicional da Perícia Criminal e Ciências Forenses da América Latina, em 2022, o Congresso celebrou sua 26ª edição, simultaneamente com o 9º Congresso Internacional de Pericial Criminal e a 26ª Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística. O evento é organizado bienalmente pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC).
No evento, que ocorreu em Campinas, o professor ministrou a palestra “Autópsia verbal da ferramenta para melhora da qualidade de dados em saúde ao sistema de proteção aos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19”.
Durante a palestra, Dr. Bellini Júnior relatou a experiência de autópsia verbal, que diminui a necessidade de necropsia no Instituto Médico Legal (IML) e no Sistema de Vigilância de Óbito, altamente contagiosa durante a pandemia.
Para a sociedade, a importância do tema está relacionada ao desenvolvimento e melhora da qualidade de dados para a implementação de políticas públicas. Já para o palestrante, a autopsia verbal é um ferramenta relevante para o profissional de saúde, pois gera proteção àqueles que trabalham com corpos humanos falecidos.
Sobre o docente
Antônio Carlos Bellini Júnior é advogado, sócio do escritório Bellini Júnior & Vilhena Sociedade de Advogados, onde é o responsável pela supervisão das atividades contenciosas. É atuante nas demandas criminais e processos ético-disciplinares, em especial de caráter corporativo e relacionado à saúde.
Além disso, é doutorando em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e também é pesquisador de violência letal no Laboratório de Análise Espacial de Dados Epidemiológicos da FCM/UNICAMP – epiGeo.
Dr. Bellini foi diretor-técnico de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Atualmente é professor universitário e palestrante na área de especialidade em diversas entidades e faculdades.
O profissional é formado em Direito pela Universidade São Francisco e pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC Campinas.