Faculdade de Jaguariúna desempenha padrão internacional para melhor formação de seus alunos

Compartilhe

Diretriz pedagógica e corpo docente com notoriedade internacional
A cada ano o mercado de trabalho amplia sua esfera e transcende os seus limites regionais, e para que o estudante possa ser inserido nesse mercado internacionalizado é de suma importância que tenha contato com esse meio.
Não é de hoje que a Faculdade de Jaguariúna – FAJ vem conquistando notoriedade e reconhecimento merecido pelo empenho em transferir o que há de melhor em educação para os seus alunos. O padrão internacional de ensino de grandes universidades como Harvard e Anderson University, mais conhecido como Metodologia Ativa, já foi adotado como diretriz pedagógica da Instituição. O método internacional é um conceito educativo que incentiva a análise e reflexão no processo de ensino e aprendizagem. O docente, neste caso, integra-se efetivamente no processo, em situações que promovam aproximação crítica do aluno com a realidade.
As equipes pedagógica e administrativa da Faculdade de Jaguariúna -FAJ participaram, em julho deste ano, de um programa de formação de líderes, ministrado pela Anderson University, na cidade de Anderson, no Estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, como parte da capacitação em sistema de Metodologias Ativas. Segundo o diretor acadêmico da FAJ e Max Planck, José Carlos Pacheco Coimbra, a experiência contribui para o constante aprimoramento dos métodos educacionais aplicados pela instituição. “Tivemos a oportunidade de conhecer práticas de gestão e processos administrativos e acadêmicos exercidos nos Estados Unidos, o que possibilitará o aperfeiçoamento da nossa gestão junto às equipes de trabalho”, afirmou.
O modelo eficiente aplicado às técnicas pedagógicas caminha em harmonia com o corpo docente da FAJ formado por Mestres e Doutores que em sua maioria desfrutam de experiências internacionais, como prêmios, pesquisas, congressos e formação.
Alguns exemplos, entre outros que a instituição possui, está o professor do curso de Medicina Veterinária Me. Júlio César Barboza da Silva, que recentemente, por meio de um convite, participou do “1° Congreso Centroamericano de Ovinos y Caprinos”, na cidade de Atenas, Costa Rica. Atuando pela 6° vez no país, Júlio foi convocado ao congresso devido às contribuições que tem feito no setor da ovinocaprinocultura, que se desenvolve nos países da América Central como opção de renda, principalmente para os pequenos criadores.
Outro exemplo é a professora Patrícia Ferro Lopes, Medicina Veterinária, teve seu projeto de mestrado apresentado no 12° Word Congress of Veterinary Anaesthesiology 2015 – WCVA, no Japão.
Ainda na área da saúde, temos o professor Daniel Voltan, do curso de Educação Física, que foi selecionado como um dos árbitros de um dos maiores eventos do mundo, o ParaPan American 2015. O docente atuou como Assistente de Delegado Técnico nos jogos de GoalBall, esporte voltado especialmente para deficientes visuais, no mês de agosto, em Toronto, Canadá.
Atuando na época como coordenador do curso de Engenharia de Produção, Renato Monaro, elaborou um artigo sobre a Educação em Engenharia de Produção, que foi apresentado em julho deste ano, na XXI Internacional Conference on Industrial Engineering and Industrial Management, em Portugal.
A notoriedade internacional não se dá apenas à diretriz pedagógica e ao corpo docente. A FAJ é reconhecida lá fora pela qualidade da infraestrutura e tecnologias aplicadas nos 5 campi. Um exemplo desse reconhecimento se deu em outubro deste ano, quando a FAJ sediou “O Encontro Internacional de Medicina Veterinária” , que trouxe doutores de diversas partes do mundo, como Estados Unidos, Espanha, Portugal e Brasil. A FAJ por possuir um dos maiores Hospitais Escola Veterinário da América Latina e uma estrutura nota máxima no MEC atendeu com excelência todas as exigências de um evento tão importante para o mundo acadêmico e da medicina veterinária.
O vínculo com os outros continentes não param por ai. A Faculdade de Jaguariúna oferece a todos os seus alunos programas que visam o conhecimento por meio de intercâmbios. Com o Programa de Estágio, Ciência Sem Fronteiras, Fórmula Santander, Intercâmbio Convencional e Idiomas , o aluno da FAJ tem a oportunidade de estudar no exterior para frequentar cursos de idiomas, cursos na sua área de ensino ou até mesmo realizar estágios.
A estudante da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas - FAJ, Helenita Alexandre da Silva, 48, participou da 6ª edição do Programa de Bolsas Fórmula Santander e ganhou uma bolsa de estudos internacional no valor equivalente a R$ 16.846,50 (dezesseis mil, oitocentos e quarenta e seis reais e cinquenta centavos), que irá cobrir os custos de transporte aéreo, hospedagem, alimentação e despesas pessoais por até um semestre. “Estou em dúvida entre Portugal e Espanha, mas pretendo cursar algo voltado à gestão de pessoas, algum curso que eu possa explorar o potencial que o ser humano tem, mas desconhece possuir”, explica a aluna.
Wallace Souza, de 22 anos, e Rafael Accetturi, de 29, alunos de Engenharia Ambiental-FAJ e Medicina Veterinária-FAJ respectivamente, retornaram no início de 2015 para o Brasil, depois de passarem pela experiência de estudar e morar fora do país como bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras. Os jovens ficaram 18 meses no exterior: Rafael escolheu estudar na Murdoch University, em Perth, na Austrália, enquanto Wallace embarcou para a Irlanda, onde realizou um intensivo de inglês durante um ano no Institute of Technology Sligo e mais 6 meses de formação na área ambiental.
Dessa maneira a FAJ reforça seu crescente reconhecimento como instituição de ensino com visão inovadora, ensino de altíssima qualidade com foco em atividades práticas e sólido vínculo com o mercado de trabalho nacional e internacional.
 

 

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©