Faculdade Max Planck conquista conceito 4 em recredenciamento do MEC

Processo de avaliação apresenta um perfil muito bom de qualidade.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Relatório de Avaliação referente ao Recredenciamento da Faculdade Max Planck. A visita da Comissão Avaliadora aconteceu de 27 a 31 de agosto de 2017, e o conceito obtido pela Max foi 4, em uma escala de 1 a 5.

A nota 4 foi atribuída à Max após um processo criterioso de avaliação, como a análise documental e avaliação in loco da Instituição e reuniões com dirigentes e gestores, coordenadores de cursos, funcionários técnico-administrativos, estudantes e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Foram realizadas visitas às instalações físicas do Campus I e do Campus II (Hospital Escola Veterinário).

Por meio da análise desses elementos, a Comissão definiu o perfil de qualidade do ensino ofertado pela Faculdade Max Planck. O conceito 4 representa que a Max apresenta um perfil muito bom de qualidade, conforme relatório dos avaliadores.

Para o diretor da Max, Prof. Hector Escobar, o conceito 4 representa que a Instituição está no caminho certo. “Essa nota é o resultado do esforço e empenho de uma equipe muito dedicada, envolvendo professores, coordenadores, gestores e profissionais técnico-administrativos. Além disso, o resultado reforça o compromisso da MAX em promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos projetos de vida dos seus alunos, outro ponto positivo evidenciado no relatório do Ministério. Então, só podemos celebrar muito essa conquista. E os alunos também devem comemorar, pois estão recebendo formação profissional em uma Instituição de qualidade comprovada. Do ponto de vista externo, é muito positivo para a instituição, por ser uma avaliação oficial, com avaliadores que vieram de Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Amazonas, ou seja, pessoas com experiências diferentes e com condições de avaliar de forma isenta a Max” disse.

O recredenciamento traz para a instituição um parâmetro sobre as nossas ações tendo tido destaque os projetos sociais desenvolvidos pelos cursos, os investimentos realizados, os 50% de aulas práticas e outras ações que estão sendo trabalhadas de forma adequada”.

Listada entre as melhores instituições de ensino da na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a MAX oferece diversas opções de cursos nas áreas de Exatas, Humanas e Saúde. Destaca-se por oferecer 50% de aulas práticas desde o início do curso e corpo docente formado, em sua maioria, por mestres e doutores. A Instituição mantém parcerias com empresas e instituições para o desenvolvimento de projetos e ações sociais, que em 2016 impactaram mais de 140 mil pessoas.

Conceito por Eixo avaliado na Max:

EIXO CONCEITO
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional 5
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional 4,4
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas 4,7
Eixo 4 – Políticas de Gestão 4,6
Eixo 5 – Infraestrutura Física 4,1

Vale destacar que dos 50 itens avaliados pela comissão do MEC, 26 itens obtiveram conceito 5 (Excelente), 21 itens conceito 4 (Muito bom) e apenas 03 tiveram conceito 3 (suficiente).

SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO

São modalidades de atos autorizativos: credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior (IES) e autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação.

Credenciamento e Recredenciamento

Para iniciar suas atividades, as IES devem solicitar o credenciamento junto ao MEC. De acordo com sua organização acadêmica, as IES são credenciadas como faculdades, centros universitários e universidades.

Inicialmente, a IES é credenciada como faculdade. O credenciamento como universidade ou centro universitário, com as respectivas prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento específico de instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade.

O primeiro credenciamento da instituição tem prazo máximo de três anos para faculdades e centros universitários e de cinco anos para as universidades.

O recredenciamento deve ser solicitado pela IES ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, junto à secretaria competente.

06/09/2017

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