Faculdade Max Planck e CRAS

Compartilhe

Faculdade Max Planck e CRAS - Centro de Referência da Assistência Social firmam parceria

 

Prof. Pedro Stávale Junior - da Faculdade Max Planck, Vereador Osmar Bastos, Ludmila Ramos Carvalho - psicóloga e Gerente Social do CRAS I,  Angela Castilho - orientadora social do Projovem, e Liliana Narezzi, pedagoga.

 

 

A Faculdade Max Planck estabeleceu uma parceria com CRAS - Centro de Referência da Assistência Social de Indaiatuba, que tem por base o programa Projovem Adolescente – Serviço Sócio-Educativo, que tem como objetivo promover a inclusão social dos jovens e o aumento do nível de escolaridade por meio de cursos e palestras em que a convivência social, a participação cidadã e o mundo do trabalho serão o foco. O estabelecimento dessa parceria teve a participação e efetiva contribuição do vereador Osmar Bastos, representando a Câmara de Vereadores de Indaiatuba.

 

 

De acordo com o prof. Pedro Stávale Junior, assessor da direção da faculdade nas unidades 2 e 3 da instituição, “Essa parceria acontece de acordo com o lema  com o lema da faculdade, ou seja, ‘Seu futuro na prática’, pois todas as atividades serão desenvolvidas e ministradas pelos alunos dos cursos envolvidos, com supervisão dos professores da área.

 

 

A Faculdade Max Planck cedeu a sala de informática e um monitor para um curso de Inclusão Digital, e também irá realizar um curso de Iniciação ao Mercado de Trabalho, a ser realizado nas próprias instalações da faculdade, capacitando os jovens de Indaiatuba em princípios de Recursos Humanos, Marketing, Administração, Contabilidade e Sistemas de Informação.

 

 

Assim, a programação inicial de cursos na faculdade, resultante dessa parceria, é a seguinte:

Inclusão Digital - Inicio dia 22 de setembro – durante 5 terças-feiras.

Iniciação ao Mercado de Trabalho - Início dia 24 de setembro – durante 12 quintas-feiras.

 

O programa

 

O Projovem Adolescente – Serviço Sócio-Educativo é um programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, voltado para jovens de 15 a 17 anos, de famílias em situação vulnerabilidade social, beneficiárias do Programa Bolsa Família, e/ou egressos de programas e serviços da proteção social especial - Programa de Combate à Violência e à Exploração Sexual, Erradicação do Trabalho Infantil, ou medidas de proteção ou sócio-educativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

 

O Projovem Adolescente se configura, assim, como um passo importante na consolidação da rede de proteção e promoção social, sendo mais um componente do processo de construção do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, que integra a Política Nacional de Assistência Social, Política Pública de Proteção Social de caráter universalizante.

 

 

O grupo, chamado de Coletivo, será constituído por, no máximo, 25 jovens do Jardim Oliveira Camargo e adjacências, que participarão destas atividades, acompanhados pela Orientadora Social, Ângela Castilho e supervisionados pela Psicóloga Ludmila R. Carvalho, ambas funcionárias do CRAS I - Centro de Referência da Assistência Social, da SEMFABES - Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social de Indaiatuba.

 

 

Dessa forma, mais do que superar a miséria e estabelecer um patamar mínimo de dignidade humana, a parceria entre a SEMFABES e a Faculdade Max Planck garante aos jovens oportunidades para desenvolverem plenamente suas potencialidades e capacidades e, assim, viverem de forma digna e autônoma, com a melhoria da qualidade de vida. Esse investimento nos jovens possibilitará a colheita de bons frutos não apenas para seus beneficiários diretos, mas para toda comunidade envolvida.

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©