Agende uma visita!

Farmácia Viva do Grupo UniEduK desenvolve atividades práticas voltadas à comunidade

Nesta etapa, projeto social do curso de Farmácia busca identificar plantas medicinais para padronização e distribuição à população

Iniciativa de cunho prático e social, o Projeto Farmácia Viva na UniFAJ (Jaguariúna) ganha novos contornos e se fortalece em 2021, evidenciando o perfil do Grupo UniEduK de desenvolver metodologias inovadoras e formação humanística. Na etapa atual, os alunos do curso de Farmácia se preparam para identificar espécies de plantas medicinais e padronizá-las, a fim de distribuir amostras para a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Projeto está vinculado às disciplinas Farmacognosia e Plantas Medicinais, sob supervisão das professoras Michelle Jorge e Jessica Boscariol. “A importância dessa iniciativa dentro da Atenção Básica de Saúde em todo o país reforça que o vínculo entre universidade e a implantação de farmácias vivas no SUS é fundamental no âmbito científico e também social”, diz a profa. Michelle. 

Os estudos acontecem toda quinta-feira à noite na Interclínicas da UniFAJ e envolvem cerca de 30 alunos. Na ação, os estudantes têm contato direto com a população que necessita do atendimento da Farmácia Viva. “O Projeto contribui para o conhecimento de atividades de medicamentos à base natural, de como podemos levá-los à sociedade e atuar como sinérgicos aos medicamentos utilizados” conta a aluna do oitavo semestre de Farmácia, Mariana Cruz Delcorso.

Além do atendimento aos pacientes encaminhados do SUS, o Projeto Farmácia Viva oferece atividades para que os estudantes compreendam todo o processo da cadeia produtiva das espécies botânicas medicinais. O intuito é o desenvolvimento das habilidades necessárias para a realização de estudos científicos sobre essas plantas na região. Os conhecimentos adquiridos com essa experiência dizem respeito às áreas de botânica, farmacologia, farmacotécnica, cosmetologia, biotecnologia, entre outras, envolvendo todo processo de formação do aluno do primeiro ao último ano.

“Farmácia Viva é uma atividade que nos expõe a um ambiente onde podemos interagir e colocar em prática tudo o que aprendemos. E o melhor é que este conhecimento pode ser aplicado não só para quem convive conosco, mas também para a sociedade. Todos os alunos, professores, pesquisadores, até mesmo os moradores locais, poderão desfrutar do projeto”, ressaltou Maria Botelho, aluna do quarto semestre de Farmácia. 

“A proposta do Projeto Farmácia Viva é realizar cultivo de plantas medicinais, visita de convidados para oficinas e palestras, projetos sociais e científicos, além de laboratório de práticas ao ar livre”, explica o gestor do curso de Farmácia, prof. André Rennó. Vale lembrar que a iniciativa permite, ainda, que alunos possam realizar seus projetos científicos, tais como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o Programa de Iniciação Científica (PIC) e o estágio obrigatório do curso.

 

Confira notícias sobre o curso de Farmácia do Grupo UniEduK

Skip to content