A imagem mostra um cão com focinheira

Focinheira: Portal Terra tira dúvidas com Grupo UniEduK

A médica-veterinária Aline Machado De Zoppa, conselheira do Hospital Veterinário do Grupo UniEduK, contribuiu com o texto sobre o uso de focinheira em cães da coluna Vida e Estilo do Portal Terra. Ela explicou em quais momentos é necessário usar a focinheira, quais raças são obrigadas a usarem o acessório em locais públicas, entre outros tópicos relacionados ao assunto. O mesmo texto foi publicado pelo Portal Alto Astral

Confira o texto do Portal Terra na íntegra:

Seu cão deve usar focinheira? Saiba agora quando colocar o acessório

Especialista explica em quais casos ou momentos os cães devem usar a focinheira e dá dicas para escolher os melhores modelos

A focinheira é um item muito útil tanto para proteger os cães de acidentes com outros animais em locais públicos, quanto para proteger pessoas que vão lidar com eles em algum momento. Por isso, saber quando utilizá-la e quais raças precisam do acessório é benéfico, tanto para os animais quanto para os seres humanos.

Mas uma pergunta que pode passar pela cabeça dos pais de pet é justamente essa: quando o meu cão precisa usar focinheira? E a resposta, segundo a veterinária Aline Machado De Zoppa, é que existem algumas situações específicas onde o ato é recomendado, como em exames ou em locais públicos, dependendo da raça do pet.

“Ela deve servir para momentos de contenção para exames ou medicações, quando pode gerar estresse ao animal. Já em locais públicos, recomenda-se o uso principalmente em raças mais agressivas que possam ocasionar desentendimentos com outros animais”, diz a conselheira do Hospital Veterinário do Grupo UniEduK.

A profissional lista também algumas das raças que, por lei, são obrigadas a usar a focinheira sempre em locais públicos, por serem consideradas mais agressivas. Entre elas estão:

  • Mastim Napolitano;
  • Bull Terrier;
  • American Staffordshire;
  • Pastor Alemão;
  • Rottweiler;
  • Fila;
  • Doberman;
  • Pitbull;
  • Bulldog; e
  • Boxer.

“Porém, de maneira geral, qualquer cão considerado bravo e que oferece risco de morder alguém, deve utilizar a focinheira”, complementa a Dra. Aline.

É preciso lembrar que, apesar de a focinheira ser uma boa aliada na hora de conter o animal, ela não vai realmente mudar o comportamento do seu cão. A melhor forma de conseguir isso é por meio de adestramento e treinamento das atividades do bichinho. Além disso, nos casos em que o pet não está clinicamente bem, deve-se avaliar se realmente é possível e necessário manter a boca dele fechada.

 

Como escolher a melhor focinheira?

Agora que você sabe os momentos nos quais o seu cão deve usar uma focinheira, chegou a hora de entender como escolher um bom modelo. O mais importante, nesse sentido, é que o pet também fique confortável ao usar o item. Assim, uma boa opção para os cães são os modelos que possuem velcro.

De acordo com a veterinária, eles são mais maleáveis, então trazem mais conforto. “As focinheiras com material plástico ou rígidos são eficientes. Porém, podem causar certos desconfortos, apesar de haver animais que se adaptam muito bem com elas”, finaliza Aline.

 

Crédito: Portal Terra/ Alto Astral

Pular para o conteúdo