A imagem mostra os equipamentos da guerra de robôs.

Fundamentos da Engenharia de Produção são aplicados no projeto “Guerra de Robôs”

Alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção tiveram contato com os conceitos iniciais e descobrem como as disciplinas se conectam a partir do projeto “Guerra de Robôs”

Além de promover a atividade prática constante, o Grupo UniEduK valoriza o aprendizado multidisciplinar por meio de diversos projetos. Um exemplo disso é o projeto “Guerra de Robôs”, que interliga variadas áreas do conhecimento.

Durante a disciplina Fundamentos da Engenharia de Produção, ministrada pela professora Laís Salles, os alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção tiveram uma abordagem inicial sobre o projeto.

Segundo a docente, essa disciplina tem o objetivo de mostrar ao aluno um pouco sobre o curso, a história da Engenharia de Produção, alguns conceitos iniciais e, por fim, mostrar como as disciplinas se conectam.

Nesse projeto, os alunos constroem robôs em formato de carrinho que irão duelar em uma competição. Para a construção, são utilizados os conceitos da disciplina Sistemas Computacionais para Projetos, em que eles aprendem desenho técnico e aplicam aqui na construção do chassi do carro”, explica a professora.

A docente acrescenta que também são usados os conceitos da disciplina Engenharia Integrada – Programação, em que eles aprendem sobre os componentes eletrônicos e a programação.

O robô é feito com base em um microprocessador, atuadores e mais alguns componentes eletrônicos. Ainda para realizar a movimentação do robô são necessários os cálculos vistos em Física Estática e Dinâmica/Cálculo Diferencial e Integral”, destaca Laís.

O projeto temático é a integração de competências, habilidades, saberes e fazeres, ou seja, o aluno praticando, aprende mais, correlaciona toda parte teórica de um curso de Engenharia. Dessa forma, a aprendizagem é mais significativa para o discente.

Pular para o conteúdo