Agende uma visita!

Gastronomia do Grupo UniEduK realiza aulas-show no Festival Sabores da Terra

A chamada Semana Gastronômica contou com docentes e alumni entre os especialistas do evento

O campus da UniMAX, em Indaiatuba, sediou a Semana Gastronômica do Festival Sabores da Terra. Em sua quinta edição, o evento tem como tema “Receita de Família: cozinha de memórias afetivas”. O curso de Gastronomia do Grupo UniEduK foi o anfitrião das aulas-show realizadas nos dias 1 e 2/09. 

Convidados especiais apresentaram pratos inspirados na temática do evento, com aulas sobre licores e bebidas, geleias, confeitaria afetiva e cozinha de família. Entre eles, estavam dois docentes e uma alumni do Grupo UniEduK. 

A Chef Arê Ramos, formada no curso superior Tecnólogo em Gastronomia (UniMAX), participou do Festival com o “Mexido de sol”, prato tradicional das famílias nordestinas, servido do café da manhã ao jantar. Fundadora do Quintal Cozinha Criativa, a alumni é chef consultora em diversos restaurantes. 

Quando  você olha pra trás e vê os caminhos trilhados, tem a  certeza das escolhas. E, para formação superior em Gastronomia, a minha foi o Grupo UniEduK. Depois de todo o aprendizado, hoje quem teve a oportunidade de ensinar fui eu. A convite do Grupo, ministrei uma aula na Semana Acadêmica. Tudo isso representou o desejo de querer continuar aprendendo e poder replicar para mais pessoas todo o meu conhecimento adquirido na formação e ao longo do meu caminho profissional. Feliz e grata em poder dizer que o Grupo UniEduK faz parte da minha história”, disse a alumni.

Na mesma noite, o Chef Tibério Gil, docente do curso de Gastronomia, mostrou a tricentenária tradição brasileira de licores. “Para os alunos que participaram é uma oportunidade de ouro encantadora, de conhecer um pouco mais do trabalho que vem sendo feito pelos produtores locais, pelos restaurantes da região. Então, eles conseguem contemplar o que é a vanguarda da gastronomia regional, quem está fazendo o que, os nomes mais importantes. É, na verdade,  um complemento da formação desse aluno, uma possibilidade de ver in loco e diante das dificuldades do momento que temos vivido, ver um prato sendo feito”, disse. 

O docente reforça, ainda, a importância da presença da Chef Arê. “Para mim foi uma surpresa ainda maior, uma gratificação ainda maior de poder, no mesmo dia que eu palestrei, ter como abertura da minha aula uma ex-aluna, que eu vejo chegar cada dia mais longe e que tive o prazer de ajudar na sua formação acadêmica dentro do Grupo UniEduK. Então é muito satisfatório e prazeroso participar de tudo isso”, afirmou.

A programação contou ainda com a apresentação da produtora de geleias artesanais, Vanessa Hayashi. A convidada ensinou uma receita com manga, maracujá e pimenta. As aulas-show foram encerradas em grande estilo, com o Chef Sérgio Rischiotto, gestor do curso de Gastronomia. O docente apresentou receita de arroz doce bruleé com especiarias.

O curso de Gastronomia participa ativamente da Semana Acadêmica desde o planejamento, produção e finalização do evento, levando sempre conteúdos e informações interessantes e atuais ao público em geral. Nossos alunos sempre abertos a aprender e mergulhar em algo novo, se sentem atraídos na organização e no decorrer do evento. Já os professores e chefs levam conhecimento, cultura e o melhor da Gastronomia”, destaca o gestor do curso.  

O Festival Gastronômico Sabores da Terra conta com a participação de 25 estabelecimentos que oferecem pratos e combos a preços acessíveis. A lista de restaurantes está disponível no site oficial e, a cada venda registrada, R$ 1,00 é doado para o Fundo de Cultura da cidade.

 

Confira notícias sobre o curso de Gastronomia do Grupo UniEduK

Skip to content