Gastronomia realiza visita técnica a restaurante Pezão
Atividade prática foi realizada com alunos do 1º semestre em dois períodos manhã e noite, e fez parte da disciplina Estrutura e Funcionamento de Restaurantes, sob a supervisão do professor Tibério Gil.
Tradicional restaurante de frutos do mar da região, o Pezão pode ser considerado um dos pontos turísticos de Indaiatuba. Quem passa em frente ao local no final de semana sempre vai ver a casa lotada. Mas qual o segredo de tanto sucesso? Foi isso o que os alunos do 1º semestre de Gastronomia foram conferir em visita técnica realizada no dia 12 de maio. A atividade aconteceu em dois períodos, manhã e noite, e fez parte da disciplina Estrutura e Funcionamento de Restaurantes.
“Na MAX, os alunos têm cerca de 80% de aulas práticas de Gastronomia em laboratórios com toda infraestrutura de cozinha profissional. E essas visitas complementam o aprendizado, pois aproximam ainda mais os alunos da realidade do mercado de trabalho”, comenta o coordenador do curso, professor Caio Henriques Nunes.
Segundo a aluna Carla Luciano, a iniciativa permitiu conhecer a cozinha e a logística utilizada pela casa. “Conseguimos ver como funciona a cozinha, que processos usam, quanto gastam. Uma coisa que me surpreendeu foi a limpeza e organização. Eles trabalham com peixe e a cozinha não fica com cheiro de peixe, uma limpeza total. Foi muito legal”, contou.
A estudante também relatou o desenvolvimento do negócio. “Conheço o Pezão há uns 20 anos, acompanhei mudanças de endereço e é nítido o crescimento. Foi muito importante essa experiência para o nosso aprendizado, vi muita coisa nova”, disse.
O colega de classe, Danilo Zequini Abrantes, também aprovou a visita. “O Pezão é um grande empresário, passou muitas lições de negócios, dicas de como lidar com o público. Ele apresentou o plano de carreira com os garçons, que é uma área que tem uma rotatividade muito grande, que foi uma sacada muito boa para manter a equipe lá. Quem entra lá sabe que é só seguir o que ele diz e vai progredir, não tem segredo”, afirmou.
Danilo também destacou detalhes importantes na cozinha. “De todas as cozinhas que já visitei, inclusive de grandes restaurantes de Indaiatuba, e a dele é muito boa. O chefe Bruno é muito atento, ligeiro, tem uma equipe que chega a 80 funcionários, entre fixos e temporários”, comentou.
Com capacidade para 450 pessoas sentadas e cerca de 45 mil refeições servidas por mês, o Pezão é um bom exemplo de como se manter sempre em alta. “Uma coisa única no negócio dele é que Dia das Mães é o Natal dos restaurantes, mas para o Pezão não faz diferença porque está sempre lotado. É um exemplo de motivação, de perseverança e de negócio, com certeza”, concluiu Danilo.
14/06/2017