“Gestão do Tempo” é tema de seminário do Grupo UniEduK

O encontro fez parte da programação do Ciclo do Empreendedorismo e abordou a importância da organização do tempo e os impactos na produtividade e nas carreiras

O Grupo UniEduK (UniMAX, UniFAJ e Faagroh), que adota metodologias de ensino voltadas à prática e também ao empreendedorismo, realizou no dia 21 de junho o Seminário  “Gestão do Tempo”, organizado pela Escola de Negócios, em parceria com a área de  Pós-Graduação. A atividade fez parte da programação do Ciclo do Empreendedorismo, promovido entre os dias 19 e 23 de junho. 

O evento contou com a participação de três palestrantes: Rogério Babler – Diretor Geral da Mhconsult – Consultoria de Gestão e Ambiente de Educação; Fernando Garcia – Executivo com dezoito anos de experiência na indústria e Eduardo Fonseca – CEO da Prometeon Tyre Group. O Gestor da Escola de Negócios, Rogério Narciso Gomes, fez a mediação do encontro, que contou também com a participação do diretor do Campus I da UniFAJ, Luis Pontes, e das coordenadoras de Pós-Graduação, Profa. Dra. Christiane Barbato e Profa. Dra. Nathalia Simão.

O Seminário abordou a importância da organização do tempo no novo momento organizacional e os impactos nos negócios e carreiras. Uma oportunidade de enriquecer a formação dos alunos com temas atuais. “É muito importante desenvolver conhecimentos para que a gente possa lidar melhor no dia-dia, não só no trabalho, mas na vida pessoal também”, enfatizou o mediador.

Os convidados explicaram como o cérebro do ser humano age tal qual um sabotador de algumas atitudes, dificultando ou inviabilizando a consecução de objetivos e a boa gestão do tempo, e deram dicas importantes de como manter o foco, evitar a procrastinação e utilizar a gestão do tempo a favor da produtividade. 

Em 95% do tempo, nosso cérebro trabalha no piloto automático, e a consciência está funcionando no nosso cérebro em apenas 5% do tempo. O cérebro consome muita energia para o planejamento, então é como se ele poupasse energia trabalhando no piloto automático. Nós conseguimos de maneira consciente fazer escolhas do que queremos para o futuro e isso tem a ver com planejamento e gestão do tempo”, explicou o palestrante Rogério Babler, durante sua exposição. 

A problemática do uso do celular durante o trabalho também foi debatida e do quanto as distrações com notificações e mensagens fazem cair a produtividade. “Você leva de 7 a 14 minutos para voltar a ter aquela atenção que você estava tendo antes de se distrair. É muito tempo, se for parar para pensar com quantas coisas a gente se distrai ao longo do dia. Nós temos que produzir mais, e isso não significa trabalhar até altas horas e aos finais de semana, mas sim usar o tempo de maneira mais estratégica, definir prioridades, delegar aquilo que pode ser delegado, deixar de lado aquilo que pode esperar”, destacou o executivo Fernando Garcia.

A importância da criação de um ambiente de trabalho, que contribua para que o colaborador se sinta seguro em sua posição e assim crie uma disciplina de processos, está diretamente ligada à produtividade. “A empresa não vai ter promoção ou crescimento de carreira para todos. Vão subir e crescer na carreira aqueles que têm uma entrega melhor, e isso tem a ver com disciplina e gestão do tempo”, afirmou Eduardo Fonseca, líder de equipes de altas performances.

Clique aqui e assista ao evento 

Confira notícias sobre a Escola de Negócios do Grupo UniEduK

Pular para o conteúdo