Gestora da Interclínicas fala sobre o atendimento na clínica-escola da MAX
Espaço oferece serviços gratuitos e tem participação dos cursos de Saúde
No mês em que se comemora o Dia Nacional de Saúde (05/08), muitas perguntas ficam no ar. Como está o mercado para os profissionais desse setor? Quais as características exigidas para desempenhar funções na área? Essas e outras perguntas foram respondidas pela enfermeira Cândida Barroca, gestora da Interclínicas – clínica-escola da Faculdade Max Planck que oferece atendimentos gratuitos à população com a participação de alunos dos cursos de Saúde, sempre supervisionados por docentes.
Confira abaixo a entrevista:
Qual a representatividade do profissional de Saúde no Brasil?
A área da Saúde é uma das que mais devem gerar empregos no Brasil nos próximos anos, segundo dados do Ministério do Trabalho. Com a evolução de clínicas e hospitais, cada vez maiores e dominados pelas tecnologias, a procura por profissionais qualificados cresce a cada ano. Além disso, a população passou a se cuidar mais e a procurar mais qualidade de vida, atenuando o crescimento do mercado para os profissionais da saúde.
Quais as características fundamentais para atuação na área da Saúde?
O primeiro e mais importante: o trabalho ocupa uma parte importante das nossas vidas. Por isso, é fundamental escolher uma atividade que você sinta prazer em desempenhar e que combine com as suas características pessoais. Outro fator importante é a persistência, pois é uma área que exige dedicação e atualização. Também é vital saber trabalhar em equipe e ter a humanização como ingrediente chave no atendimento ao paciente.
Como é o serviço oferecido pela Interclínicas?
A Interclínicas é uma clinica-escola que funciona em parceria com o Departamento de Reabilitação Física e Mental (DEREFIM). Realizamos cerca de 1.300 atendimentos, sendo eles de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Farmácia e Enfermagem. Nossa clínica foi idealizada com o objetivo de trazer para os nossos alunos a prática desde o primeiro semestre dos cursos de Saúde. Acredito que seja um espaço de grande importância, tanto para os nossos alunos assim como para a população que está sendo beneficiada com os diversos atendimentos ofertados gratuitamente e com uma qualidade exemplar.
Qual a importância desse serviço para a comunidade de Indaiatuba?
A comunidade foi contemplada com uma série de ações que priorizam o bem estar e a qualidade de vida. O atendimento
realizado pelos alunos, juntamente com seus professores, tem repercutido bons resultados e satisfação das pessoas que utilizam nossos serviços.
Como é a atuação dos cursos de Saúde da MAX na Interclínicas?
A Interclínicas funciona como campo de estágio e laboratório para a prática dos nossos alunos.
Os cursos se inserem nos atendimentos individuais, consultas e atendimentos em grupo. Ou seja, o aluno tem a oportunidade de vivenciar a prática desde o início do curso.
O que dá orgulho e satisfação ao atuar nessa área?
Saber que de alguma forma você contribuiu na reabilitação, cura e até mesmo na realização dos sonhos de alguém.
Além de coordenar as atividades na Interclínicas, a enfermeira obstétrica Cândida Acácia é idealizadora da Gerando saúde, pós- graduanda em Acupuntura, preceptoria SUS, instrutora do parto ativo, yoga para gestantes e baby massagem e hypnobirth pelo Active Birth Centre, em Londres. Componente do grupo de pesquisas de Saúde da Mulher da UNICAMP.
Vale lembrar que a Interclínicas funciona no campus 1 da Faculdade Max Planck. Informações pelo telefone (19) 3885-9901.
10/08/2016