
Grupo UniEduK apoia lançamento de livro de professor de Educação Física
Livro do professor de Educação Física, Guilherme Bergamo, chama-se “Projeto Esporte Cidadão de indaiatuba-SP: o ponto de vista dos frequentadores”
A UniMAX, em Indaiatuba, sediou o lançamento do livro “Projeto Esporte Cidadão de Indaiatuba-SP: o ponto de vista dos frequentadores”, escrito pelo professor de Educação Física do Grupo UniEduK, Guilherme Bergamo, e publicado pela Editora Metodista. Este é o primeiro livro do docente. “Sensação de realização de um grande sonho”, ressalta.
Escrito em parceria com Cinthia Lopes da Silva, o docente destaca que o livro aborda a busca pelo conhecimento dos sentidos e significados dos participantes em programas de esporte e lazer, que ainda são caminhos poucos percorridos pela gestão, seja pública ou privada.
“Os levantamentos nacionais sobre a prática esportiva reverberam este fato: a adesão e aderência de crianças e jovens no contexto esportivo é cada vez menor com o passar dos anos. Ao considerar que estamos enfrentando diversas transformações sociais, culturais, econômicas e políticas, nada mais coerente do que compreender as demandas e interesses daqueles que buscam estes programas, projetos e ações. Este fato se justifica, especialmente, por se alinhar aos pilares da gestão democrática, prevista na nossa Constituição Federal de 1988”, salienta o professor Guilherme.
De acordo com a sinopse, os autores enfatizam três aspectos importantes para a contribuição ao campo das Políticas Públicas de Esporte e Lazer: 1) A pertinência da articulação entre a ciência e a prática no campo da gestão; 2) A atenção à percepção de um dos agentes principais nas ações de políticas públicas, que são os frequentadores dos programas; e 3) A importância da disseminação de ações exitosas, como o Esporte Cidadão de Indaiatuba-SP, que busca democratizar a prática esportiva a todos, estimulando a reflexão sobre a especificidade municipal, na grande diversidade geográfica, cultural e social existente no Brasil.