A imagem mostra o sistema de suporte a decisão clínica baseados em evidências.

Grupo UniEduK é a primeira instituição do interior de São Paulo a assinar sistema de suporte à decisão clínica baseada em evidências

Estudantes do curso de Medicina e demais áreas da Saúde do Grupo UniEduK poderão usufruir das funcionalidades do BMJ Best Practice, sistema de suporte à decisão clínica baseada em evidências

O Grupo UniEduK é a primeira instituição do interior de São Paulo a se tornar assinante do BMJ Best Practice, sistema de suporte à decisão clínica baseado em evidências. Seu conteúdo totalmente em português facilita o acesso à informação tanto para estudantes quanto para profissionais de todas as áreas da Saúde.

Segundo a empresa Dot.Lib!, fornecedora da tecnologia, além de conduzir o usuário de forma rápida e precisa às últimas informações baseadas em evidências, a plataforma é estruturada com base no fluxo de trabalho clínico e atualizado diariamente.

A BMJ Best Practice usa as pesquisas baseadas em evidências, diretrizes e opiniões de especialistas mais atuais para oferecer um guia passo a passo de diagnóstico, prognóstico e prevenção”, explica o gerente de contas, Cleber Bernardino.

Funcionalidades do sistema de suporte à decisão clínica baseada em evidências

O BMJ Best Practice traz mais de 6700 diagnósticos e diretrizes, conteúdos em vídeos, busca sistemática em mais de 5 mil periódicos científicos. Entre suas principais funcionalidades estão:

  • Suporte à decisão clínica sobre doenças, com documentos estruturados de acordo com as etapas da jornada do paciente, incluindo epidemiologia, diagnóstico (história e exame físico, diagnóstico diferencial), algoritmo de tratamento (agudo, crônico, com comorbidades), prognóstico e prevenção;
  • Calculadoras médicas, evidências da Cochrane (referência como base de dados da Medicina baseada em evidências);
  • Conteúdo traduzido para o português feito 100% por especialistas da área de Saúde, mas que igualmente permite a visualização das informações em inglês; entre outras.

Vantagens do BMJ Best Practice

Algumas das principais vantagens para os estudantes do curso de Medicina e demais áreas da Saúde são:

  • Apoio ao desenvolvimento do raciocínio clínico-epidemiológico dos estudantes, com as informações mais recentes e confiáveis sobre as doenças mais comuns, apoiadas por evidências e com links para diretrizes;
  • Suporte à prática clínica e à tomada de decisões baseadas em evidências;
  • Ampliação da segurança para estudantes e pacientes durante os estágios clínicos e;
  • Apoiar a aprendizagem baseada em casos com conteúdo altamente estruturado, exemplos do mundo real e navegação fácil.

O acesso à ferramenta é ilimitado e simultâneo. Todos os alunos e professores de todos os cursos da Saúde podem ter acesso às soluções.

O investimento do Grupo UniEduK na plataforma tem por intuito formar profissionais ainda mais preparados, capazes de atender à sociedade com responsabilidade, conhecimento, agilidade e segurança na tomada de decisão.

A plataforma BMJ Best Practice é um significativo apoio aos estudantes e profissionais de Saúde. Tal fato pode ser conquistado com o incentivo à busca por fontes fidedignas de evidência, por meio de um maior acesso curricular à iniciação científica, epidemiologia clínica e protocolos médicos”, destaca o professor do curso de Medicina, Roberto Padilha.

O docente acrescenta: “Verifica-se a grande importância de divulgar roteiros que abordem desde a busca de conhecimento científico até sua aplicação no atendimento ao paciente. A disseminação dos conceitos de Medicina Baseada em Evidências estimula a atualização e o aprimoramento da prática médica”, finaliza.

 

Confira notícias do curso de Medicina do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo