Grupo UniEduK investe em tomógrafo de alta tecnologia para o Hospital Veterinário e alunos de Medicina Veterinária

 

Para a oferta de um serviço de excelência, equipe do HVET passa por treinamento minucioso a fim de operar o tomógrafo de alta tecnologia Canon Aquilion Start

O Grupo UniEduK traz mais uma inovação ao Hospital Veterinário (HVET) e, consequentemente, beneficia todos os estudantes do curso de Medicina Veterinária: a aquisição do tomógrafo de alta tecnologia Canon Aquilion Start destinado tanto à avaliação de pequenos como de grandes animais no atendimento na clínica, cirurgia e diagnóstico por imagem.

A aquisição do aparelho de tomografia vem em conjunto com a tecnologia, com a inovação e a necessidade do mercado de trabalho. O intuito de colocar esse aparelho na disciplina é capacitar e treinar nosso aluno, associando o acadêmico com a parte prática do Hospital. Isso faz com que ele tenha uma capacidade técnica muito maior”, destaca o orientador pedagógico, professor Dr. Eryck Pinarelli.

A professora Dra. Bruna Moresco, que leciona a disciplina Diagnóstico por Imagem, também comenta sobre a importância do tomógrafo para os futuros médicos-veterinários.  “Por ser um método de exame bastante avançado, temos um diferencial, pois muitos estudantes acabam saindo da graduação sem ter contato com esse exame. Aqui no Grupo UniEduK, eles terão essa oportunidade, tanto os que cursam as disciplinas relacionadas quanto os estagiários e até estudantes do primeiro semestre”, ressalta.

A Dr. Bruna acrescenta que o investimento em tecnologia contribui para o bem-estar animal. “Este aparelho abre muito a possibilidade de diagnóstico e não será mais preciso encaminhar para outros lugares, assim podemos fazer um diagnóstico mais preciso, um tratamento mais adequado, além de planejamento cirúrgico”, diz.

Já Dra. Ana Lara Borges de Lima, anestesista do Hospital Veterinário, complementa que o equipamento traz ainda mais facilidade, uma vez que, para a realização dos exames, o animal precisa receber uma sedação com base no melhor protocolo e poderá se recuperar ali mesmo na sala de tomografia.

 

Treinamento para utilização do tomógrafo de alta tecnologia

A fim de potencializar a utilização do equipamento, funcionários do HVET e professores do curso de Medicina Veterinária passam por treinamento com diversos profissionais, como técnico de radiologia Dr. Luiz Filipe Nogueira.

O treinamento para operar o tomógrafo é muito importante. Por ser um aparelho de alta tecnologia, contém diversas ferramentas na edição da imagem que dão condições de avaliar a região de interesse com mais detalhes. Mesmo com conhecimento prévio em operação de Raio X, o treinamento minucioso visa oferecer um serviço de qualidade”, explica Luiz Filipe.

Durante a capacitação, os participantes realizam os protocolos de exame, avaliando e estudando níveis de radiação e de energia que serão lançados de acordo com o local de interesse da imagem e tamanho do animal. Os testes no tomógrafo foram feitos com peças cadavéricas.

Eles também estão sendo orientados sobre os posicionamentos para cada região do corpo e ferramentas do programa: cortes, ângulos, cores, edição de imagem, entre outros.

O treinamento conta, ainda, com a contribuição do professor André Romaldini, do aplicador Thiago Braga e do professor Maurício Di Silvio.

 

Agenda para utilização do tomógrafo

A partir da próxima semana, o HVET abrirá o agendamento para a realização de exames com a utilização do tomógrafo tanto para profissionais da área quanto para tutores. Estarão disponíveis dois dias por semana.

A equipe responsável pela operação do exame é formada por:

  • Dra. Aline Salles – coordenadora clínica;
  • Isabela Zauli e Gabriele da Silva Fernandes- atendimento aos tutores;
  • Dra. Bruna Moresco – médica veterinária especializada em Raio X;
  • Dr. Luiz Filipe Nogueira – técnico na área;
  • Dra. Ana Lara Borges de Lima – médica veterinária anestesiologista.
  • Dr. Eryck Pinarelli – acompanhará a operação do tomógrafo (quando necessário).

 

Pular para o conteúdo