Grupo UniEduK lança projeto “Plano de Carreiras” com o SESI Indaiatuba

O projeto “Plano de Carreiras” foi idealizado pela Escola de Negócios da UniMAX e é destinado a alunos do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio do Centro Educacional SESI nº 420 (Indaiatuba). O Plano de Carreiras prevê etapas como Aplicação do Teste de Consultoria de Carreiras e Encontros Bimestrais para apresentação dos cursos

O Grupo UniEduK iniciou, em abril, o projeto “Plano de Carreiras”, uma iniciativa da Escola de Negócios da UniMAX junto ao Centro Educacional SESI nº 420. O projeto é destinado a alunos do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio.

Ajudar na criação desse projeto e vê-lo sair do papel é algo enriquecedor, visto que estamos impactando vidas e ajudando os alunos a escolherem a carreira que querem seguir. Ao final do projeto, lá em outubro, os alunos da escola realizaram uma visita a UniMAX para participar da nossa Experiência UniEduK, quando terão a oportunidade de vivenciar um dia dentro da instituição. Ansiosa para os próximos encontros junto à escola”, ressalta Laura Cardoso, uma das idealizadoras do projeto e funcionária da UniMAX.

De acordo com a Escola de Negócios, o projeto baseia-se em etapas:

  • Etapa 01: Aplicação do Teste de Consultoria de Carreiras

No primeiro encontro, foi aplicado um teste on-line disponibilizado pela UniMAX. O teste continha 30 perguntas, em que os alunos tiveram que classificar algumas situações do que mais gostam para o que menos gostam, buscando maior autoconhecimento e descoberta de soft skills que podem impactar nessa escolha.

No final do teste, foi disponibilizado um relatório personalizado de cada aluno, que contém as seguintes informações:

1. Perfil Primário e Secundário com suas principais características;

2. Animais que combinam com os perfis encontrados;

3. Cores que combinam com os perfis encontrados;

4. Países que combinam com os perfis encontrados;

5. Personagens e Personalidades que são parecidos com os perfis encontrados;

6. Mapa de carreiras com cursos encontrados a partir dos resultados obtidos na resposta dos testes.

Eduardo Alexandre de Lima Junior, um dos idealizadores do projeto e funcionário da Escola de Negócios, explica que os alunos foram divididos com base resultados obtidos, o que gerou os seguintes subgrupos:

      * Saúde: Para alunos que obtiveram maior resultado para cursos dessa área;

      * Exatas/Gestão de Negócios: Para alunos que obtiveram maior resultado para cursos desse segmento;

      * Humanas/Ciências Aplicadas: Para alunos que obtiveram maior resultado para cursos dentro desse ramo.

  • Etapa 02: Encontros Bimestrais para apresentação dos cursos

“A partir do segundo encontro do projeto, que será realizado de maio até outubro, daremos início a apresentação dos cursos de acordo com as subáreas que os alunos foram destinados”, conta Eduardo.

Segundo ele, nesses encontros serão explicadas, de forma teórica e prática, algumas informações como:

  • Apresentação da profissão;
  • Faixa salarial;
  • Mercado de trabalho;
  • Campos de atuação;
  • Empresas da região (exemplo de multinacionais);
  • Futuro da profissão;
  • Especializações possíveis no curso, entre outros temas.

Junto a isso, levaremos algumas atividades práticas para os alunos colocarem a mão na massa, para terem maior conhecimento do curso que está sendo apresentado, e assim garantir que a dinâmica do encontro seja nota 10!”, comenta o funcionário.

O idealizador do projeto avalia que “Este projeto possui grande impacto na vida dos estudantes visto que ele vai auxiliar os alunos a decidir qual caminho acadêmico eles querem seguir, e mostrar os diferenciais do Grupo UniEduK. Estudei minha vida toda no SESI e retornar para a escola com um projeto tão bacana mostra o diferencial que temos aqui na UniMAX e como conseguimos impactar vidas”.

Pular para o conteúdo