Grupo UniEduK lança projeto “Plano de Carreiras” com o SESI Indaiatuba
O projeto “Plano de Carreiras” foi idealizado pela Escola de Negócios da UniMAX e é destinado a alunos do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio do Centro Educacional SESI nº 420 (Indaiatuba). O Plano de Carreiras prevê etapas como Aplicação do Teste de Consultoria de Carreiras e Encontros Bimestrais para apresentação dos cursos
O Grupo UniEduK iniciou, em abril, o projeto “Plano de Carreiras”, uma iniciativa da Escola de Negócios da UniMAX junto ao Centro Educacional SESI nº 420. O projeto é destinado a alunos do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio.
“Ajudar na criação desse projeto e vê-lo sair do papel é algo enriquecedor, visto que estamos impactando vidas e ajudando os alunos a escolherem a carreira que querem seguir. Ao final do projeto, lá em outubro, os alunos da escola realizaram uma visita a UniMAX para participar da nossa Experiência UniEduK, quando terão a oportunidade de vivenciar um dia dentro da instituição. Ansiosa para os próximos encontros junto à escola”, ressalta Laura Cardoso, uma das idealizadoras do projeto e funcionária da UniMAX.
De acordo com a Escola de Negócios, o projeto baseia-se em etapas:
- Etapa 01: Aplicação do Teste de Consultoria de Carreiras
No primeiro encontro, foi aplicado um teste on-line disponibilizado pela UniMAX. O teste continha 30 perguntas, em que os alunos tiveram que classificar algumas situações do que mais gostam para o que menos gostam, buscando maior autoconhecimento e descoberta de soft skills que podem impactar nessa escolha.
No final do teste, foi disponibilizado um relatório personalizado de cada aluno, que contém as seguintes informações:
1. Perfil Primário e Secundário com suas principais características;
2. Animais que combinam com os perfis encontrados;
3. Cores que combinam com os perfis encontrados;
4. Países que combinam com os perfis encontrados;
5. Personagens e Personalidades que são parecidos com os perfis encontrados;
6. Mapa de carreiras com cursos encontrados a partir dos resultados obtidos na resposta dos testes.
Eduardo Alexandre de Lima Junior, um dos idealizadores do projeto e funcionário da Escola de Negócios, explica que os alunos foram divididos com base resultados obtidos, o que gerou os seguintes subgrupos:
* Saúde: Para alunos que obtiveram maior resultado para cursos dessa área;
* Exatas/Gestão de Negócios: Para alunos que obtiveram maior resultado para cursos desse segmento;
* Humanas/Ciências Aplicadas: Para alunos que obtiveram maior resultado para cursos dentro desse ramo.
- Etapa 02: Encontros Bimestrais para apresentação dos cursos
“A partir do segundo encontro do projeto, que será realizado de maio até outubro, daremos início a apresentação dos cursos de acordo com as subáreas que os alunos foram destinados”, conta Eduardo.
Segundo ele, nesses encontros serão explicadas, de forma teórica e prática, algumas informações como:
- Apresentação da profissão;
- Faixa salarial;
- Mercado de trabalho;
- Campos de atuação;
- Empresas da região (exemplo de multinacionais);
- Futuro da profissão;
- Especializações possíveis no curso, entre outros temas.
“Junto a isso, levaremos algumas atividades práticas para os alunos colocarem a mão na massa, para terem maior conhecimento do curso que está sendo apresentado, e assim garantir que a dinâmica do encontro seja nota 10!”, comenta o funcionário.
O idealizador do projeto avalia que “Este projeto possui grande impacto na vida dos estudantes visto que ele vai auxiliar os alunos a decidir qual caminho acadêmico eles querem seguir, e mostrar os diferenciais do Grupo UniEduK. Estudei minha vida toda no SESI e retornar para a escola com um projeto tão bacana mostra o diferencial que temos aqui na UniMAX e como conseguimos impactar vidas”.