Grupo UniEduK oferece plantão psicológico gratuito na Interclínicas em Jaguariúna

O atendimento será realizado, presencialmente, por ordem de chegada, portanto, não é necessário realizar agendamento. Os horários serão segundas e quintas, das 17h às 19h e aos sábados, das 8h às 12 horas.

Será oferecido na Interclínicas em Jaguariúna (Avenida dos Ipês, 678, Bairro Roseira), o plantão psicológico gratuito, pelo Serviço-Escola de Psicologia da UniFAJ (Grupo UniEduK). O atendimento, destinado a pessoas com mais de 18 anos, acontecerá de forma presencial, por meio da escuta e acolhimento de questões pontuais que estejam causando sofrimento emocional.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, portanto, não é necessário realizar agendamento. Os horários disponíveis serão segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h e aos sábados, das 8h às 12 horas.

Sob supervisão dos professores, o plantão psicológico gratuito será feito pelos estagiários do último ano do curso de Psicologia. A responsável pelo programa é a professora Luciana Camurra.

O plantão psicológico, diferentemente da psicoterapia, trata de um atendimento pontual, para situações de crises e de emergências, que auxilia o sujeito a lidar melhor com seus recursos e limites no enfrentamento à situação vivenciada, podendo assim, amenizar o sofrimento. É espaço de escuta qualificada e acolhimento, livre de julgamentos e pautado no sigilo e na ética profissional, que privilegia a demanda emocional imediata, visando ao alívio, à orientação e ao apoio em situações urgentes, explica Luciana.

A docente destaca ainda que “esta modalidade de intervenção psicológica baseia-se no princípio de que há uma força interior em nós, que, diante de condições facilitadoras, segue a tendência para o desenvolvimento”.

O atendimento de plantão psicológico geralmente acontece em um único encontro e, às vezes, é necessário uma sessão de retorno. “O programa visa oferecer apoio, orientações, informações, esclarecimentos em situações difíceis, além de encaminhamentos, quando necessário. Ajuda no reconhecimento e enfrentamento de conflitos, favorece a visão de si mesmo e de sua perspectiva diante de uma problemática”, acrescenta a professora.

A duração do atendimento é de aproximadamente 50 minutos. O serviço de plantão psicológico, na Interclínicas em Jaguariúna, segue até dezembro de 2021.

Pular para o conteúdo