A imagem mostra as alunas em atendimento para prevenção de Hipertensão e Diabetes

Grupo UniEduK oferece prevenção de Hipertensão e Diabetes para alunos e colaboradores

O Projeto “UniEduK Seguro” é realizado pelo curso de Enfermagem tanto da UniMAX em Indaiatuba quanto da UniFAJ em Jaguariúna. Monitoras realizam a triagem com aferição de pressão e glicemia, entre outras ações. Caso seja necessário, o paciente é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou ao Pronto Atendimento.

O Projeto “ UniEduK Seguro” propicia mais uma ação de promoção de saúde entre colaboradores e estudantes. O foco é o rastreamento de sinais e sintomas de Hipertensão e Diabetes. A educação e assistência a hipertensos e diabéticos é realizada pelo curso de Enfermagem. Ela é oferecida tanto na UniMAX, em Indaiatuba, como na UniFAJ em Jaguariúna.

O Projeto UniEduK Seguro tem como propósito integrar os alunos com a comunidade acadêmica. Além de ofertar atendimento de primeiros socorros aos colaboradores e acadêmicos, é um fomentador de ações de promoção e prevenção em saúde para a comunidade acadêmica, como rastreamento de hipertensos e diabéticos, medidas de primeiros socorros em situações do cotidiano, ações de prevenção em saúde do homem e saúde da mulher, e muitas outras durante todo o ano”, explica o professor Alexandro.

Por sua vez, a gestora acadêmica do curso, professora Elaine Valias considera que o projeto vai ao encontro da definição de saúde apresentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde”, salienta a OMS.

Atualmente, os atendimentos são realizados pelas monitoras Dienifer Mayara Rosa Pereira e Danielly Cris da Silva. Elas são orientadas pelos professores Alexandro e Elaine. As atividades fazem parte da disciplina Integração, Ensino, Serviço e Comunidade.

As alunas estão realizando acompanhamento diário desses pacientes com aferição de pressão e teste glicêmico. Além disso, realizam orientações focadas na manutenção da qualidade de vida desse indivíduo. É possível ter qualidade de vida diante dessas doenças, convivendo de forma saudável”, destaca a gestora acadêmica.

 

Como funciona?

Basta ir até uma das unidades, nos horários citados abaixo, que as monitoras realizarão a triagem: aferição de pressão e glicemia (de duas a três vezes por semana). Caso seja necessário, o paciente é encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde mais próxima ou ao Pronto Atendimento.

 

Quais são os dias e horários?

INDAIATUBA:

Segunda, terça, quinta e sexta: das 12h45 às 18h44;

Quarta: das 13h30 às 17h30.

JAGUARIÚNA:

Segunda, terça, quarta e sexta: das 09h às 16h;

Quinta: das 08h às 12h – Home Office.

 

A quem se destina?

Alunos e funcionários da UniMAX em Indaiatuba e UniFAJ em Jaguariúna.

Onde?

INDAIATUBA: sala 1 do prédio espelhado,

JAGUARIÚNA: sala 63 – bloco 5.

 

Como participar?

Para participar é necessário se apresentar no “UniEduK Seguro” em uma das duas unidades ou preencher o formulário – QUESTIONÁRIO DE INTERVENÇÃO E CUIDADOS AOS COLABORADORES E ALUNOS.

O formulário contém perguntas como: nome completo; telefone de contato; idade; e-mail de trabalho/institucional; cor e gênero que se considera; escolaridade; setor de trabalho (se for colaborador); curso (se for aluno); qual unidade/campi; horário de trabalho ou aula; se pertence a algum grupo de risco; se faz uso de medicação contínua; contato para emergência.

Pular para o conteúdo