Grupo UniEduK participa do Programa Vencer da Prefeitura de Indaiatuba para reabilitação pós-covid

Iniciativa vai permitir que alunos de Educação Física atuem de forma prática junto a pacientes que tiveram o vírus

Alunos do curso de Educação Física do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX, Faagroh) ganharam mais uma oportunidade de praticar os ensinamentos adquiridos em sala de aula. E, dessa vez, será contribuindo para um projeto inovador e de grande benefício para a sociedade. Trata-se do Programa “Vencer”, uma iniciativa da Prefeitura de Indaiatuba, por meio das Secretarias de Esportes e Saúde, em parceria com o Grupo UniEduK, que pretende auxiliar pacientes pós-Covid em sua reabilitação com atividade física específica para cada caso. 

O Programa “Vencer” é a ampliação do trabalho realizado pelo Departamento de Reabilitação Física e Mental de Indaiatuba que, desde o ano passado, oferece tratamento especializado para pacientes com sequelas musculares ou cardiorrespiratórias decorrentes do vírus da Covid-19. “Agora, com o apoio das Secretarias de Saúde e Esportes, e desta importante parceria com o Grupo UniEduK, por meio do campus da UniMAX, ampliamos esse projeto tão importante para a questão da promoção da saúde em nosso município”, afirma o prefeito Nilson Gaspar. 

De acordo com o gestor do curso de Educação Física do Grupo UniEduK, prof. Taiguara Bertelli Costa, a instituição de ensino participa da estruturação do programa com respaldo acadêmico-científico. “A Covid-19 é um desafio, é um marco em termos de saúde pública e que terá repercussão por muitos anos. Para a Educação Física, enquanto área, é de extrema necessidade aprender a enfrentar e atuar frente a essa população. Esse programa tem como principal característica ser um programa desenvolvedor de tecnologias. Tecnologias assertivas, tecnologias cientificamente embasadas que, de fato, possam promover a saúde em populações que foram, infelizmente, acometidas pela doença”, explica o docente. 

Os alunos de Educação Física poderão participar do Projeto por meio de estágio obrigatório e não obrigatório, além de Atividades Complementares. “Pra mim, é um grande prazer, uma grande honra, vai ser uma experiência muito legal e acho que vai agregar muito para minha carreira como profissional na área”, comenta o aluno Lucas Grutila do Nascimento, do 7o. semestre de Educação Física. “O exercício físico já é benéfico para prevenir o vírus, então esse pós-Covid também, saindo mais estudos na literatura, com certeza, vai ter muitos benefícios comprovados. A Educação Física vai entrar como uma área da saúde para tratar dessa reabilitação do Covid”, complementa. 

Um dos grandes ganhos para os participantes do Programa “Vencer” é poder contribuir com tratamentos inovadores e cada vez mais assertivos. “A primeira ideia que nos vem sobre a Covid-19 é que, por ser uma síndrome respiratória aguda, há a necessidade da reabilitação cardiorrespiratória. Porém, a literatura recente respalda que há comprometimento neuromuscular e neurológico, em alguns casos até mais graves. E é bem provável que existam diferentes perfis de comprometimento. Então, como a Educação Física vai lidar com essa realidade? Esse é um dos papéis do Programa Vencer, desenvolver esse tipo de tecnologia, esse tipo de informação, para que a gente consiga fomentar e espalhar isso para toda Educação Física do Brasil e do mundo”, comenta o prof. Taiguara.

Ao participar do Programa “Vencer”, o Grupo UniEduK comprova que “Seu Futuro na Prática” vai além de um slogan, faz parte da rotina dos cursos nas várias áreas do conhecimento. “É um grande prazer participarmos desse projeto. Nossa parceria com a Prefeitura de Indaiatuba é muito sólida, de muitos anos, e ter os alunos dentro de um projeto como esse qualifica muito o aprendizado deles. Eu acredito que estamos sendo pioneiros com esse projeto, envolvendo Prefeitura, Secretarias de Esporte e Saúde e Universidade. Agradeço aos professores envolvidos, Taiguara Bertelli Costa, Ricardo Stochi, Guilherme Bergamo, aos alunos que estarão em dois polos, e também à Prefeitura por nos dar a oportunidade de fazer parte desse grande projeto”, garante a Vice-Diretora do Grupo UniEduK, prof. Luciana Mori. 

Saiba mais sobre o curso de Educação Física do Grupo UniEduK clicando aqui

Confira mais informações sobre o Programa Vencer
https://www.facebook.com/prefeituradeindaiatuba/videos/310812440417918

https://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/imprensa/noticias/29586/

Pular para o conteúdo